POR – CENTRAL PRESS
Hidratante para patas, banho seco e iniciativas de venda porta a porta mostram como esse nicho segue em alta.
O mercado pet cresce a cada dia. Hoje o Brasil possui mais de 132 milhões de animais de estimação, de acordo com dados do IBGE de 2013. Calcula-se que os lares brasileiros possuam mais de 52 milhões de cães e 22 milhões de felinos. Já são mais cachorros em casa do que crianças. E esses animais não ficam mais nos quintais das casas. Ganharam espaço no sofá, participação nos passeios e na rotina das famílias. O que muda? Novos serviços e produtos para cães e gatos.
Com um catálogo que inclui uma variedade de acessórios, brinquedos e alimentos, o destaque da docg. fica para a linha de cosméticos e beleza de marca própria. “Nestes 13 anos de experiência com saúde pet identificamos a necessidade de produtos mais adequados à pele e tipos de pelos dos animais”, comenta Sandra. “Assim como nós buscamos produtos mais naturais e que preservem a saúde e beleza de nossa pele e cabelos, os tutores de pets também estão buscando o mesmo para seus animais. E isso não é por capricho. As pessoas percebem a diferença em usar produtos de qualidade nos cuidados diários. É um ganho para a vida toda”, revela.
Os shampoos da marca possuem PH balanceado e contém deoplex, um ativo neutralizador de odores que garante maior durabilidade ao banho. Além disso as fórmulas são livres de parabenos, vaselina ou óleos minerais. E com a criação da linha direcionada para groomers, os diferenciais vêm sendo percebidos também por esses profissionais e seus clientes. “O banho realmente ‘dura’ mais tempo. E estou percebendo a melhora até mesmo na pele dos cães que está ficando mais hidratada. O shampoo para pelos claros e o de controle de oleosidade, que trata raiz oleosa e pontas secas, são os que fazem mais sucesso”, comenta a consultora e groomer Letícia Camila de Carvalho Cruz.
A boa receptividade do mercado permitiu o crescimento mais acelerado do que o previsto em planejamento. “Em apenas 5 meses de atuação superamos o número de consultores autônomos, abrimos 3 franquias da marca e adiantamos o lançamento de nosso e-commerce”, comenta o sócio Juliano Cortes. “Assim podemos atender com agilidade a demanda pelos produtos, principalmente daqueles de maior sucesso até agora”. O hidratante para patinhas, formulado com D-pantenol, promete reduzir a perda de água e promover a hidratação das patas e cotovelos. “Cães que costumam caminhar bastante ou de grande porte, que sofrem com o atrito dos cotovelos no chão, são o público prioritário deste produto. Porém os tutores vêm descobrindo também os benefícios de utilizá-lo no focinho dos pets e assim proteger a pele do ressecamento causado pelo frio”, conta a empresária Sandra. Outro produto que ganhou destaque, devido ao frio, foi o banho seco. A empresa desenvolveu os produtos em duas apresentações – pó e spray – que facilitam a aplicação e também possuem o ativo neutralizador de odores.
Segundo a empresária, as fragrâncias dos shampoos e condicionadores são exclusivas e os demais componentes das fórmulas selecionados conforme cada tipo de pelo: longos, curtos, oleosos, com frizz, claros e escuros e filhotes. Para finalizar o banho, os pets contam ainda com leave-in, óleo e sprays que proporcionam hidratação, brilho e valorizam a cor da pelagem, e perfumes produzidos com fragrâncias da empresa suíça Firmenich.
Produtos importados
Para compor um catálogo variado de produtos, além da parceria com grandes marcas brasileiras, a empresa também busca trazer para o Brasil produtos inovadores. Exemplo disso é a linha da escandinava Eqdog, projetada para os cães que acompanham os tutores em esportes radicais. São coleiras, guias e peitorais que proporcionam maior conforto para as aventuras, tigelas portáteis, peitorais com mochilas para pets, roupa de microfibra que absorve a umidade e seca rapidamente, colete salva-vidas para proteger o cão na água e colete de resfriamento para ajudar a refrescar o animal nos dias mais quentes.
“Buscamos desenvolver produtos e oferecer novidades que respeitem as características dos pets. São produtos para diferentes tipos e cores de pelagem, petiscos para pets que possuem uma dieta mais natural ou vegetariana, por exemplo, até acessórios para cães aventureiros”, comenta Sandra. “A marca lança um novo catálogo a cada trimestre, sempre com novidades em produtos e promoções pensadas nos pets e seus tutores”, complementa.