POR – CENTRAL PRESS
Manual orienta gestores para fatores de risco no ambiente escolar, formas de prevenção e preparação prévia para o enfrentamento de crises de imagem.
De acordo com dados levantados pela área de Inteligência de Mercado da Editora Positivo em mais de 900 municípios brasileiros, a reputação é um dos principais fatores considerados pelos pais na hora de escolher o colégio dos filhos. Ao mesmo tempo, por receber um grande número de pessoas e promover a diversidade, a escola é um ambiente altamente vulnerável a crises de todas as naturezas e proporções. “Os problemas podem surgir no pátio da escola, no grupo de conversa dos pais, em sala de aula ou nas redes sociais, e se não forem administrados de forma rápida e eficiente, podem colocar em risco o bem mais precioso da instituição: a imagem que se constrói ao longo do tempo com trabalho sério e consistente”, afirma o gerente de Marketing da Editora Positivo, Fabricio Almada.
Para ajudar gestores escolares a enfrentarem situações de risco que ameacem a reputação e até mesmo a existência da instituição, a Editora Positivo lançou o Guia “Virei Notícia. E agora? – Como agir em momentos de crise”. O material é destinado às escolas conveniadas ao Sistema Positivo de Ensino e apresenta estratégias para gerir as mais diversas formas de crises, de forma a minimizar o impacto negativo que leva à perda de confiança na relação entre escola e seus públicos. O guia foi planejado a partir da experiência de 45 anos do Grupo Positivo na gestão de instituições de ensino. Atualmente, mais de 2 milhões de alunos utilizam os sistemas de ensino e materiais didáticos da Editora Positivo.
Produzido pela agência Central Press, em parceria com o Marketing da Editora Positivo, o Guia foi fruto de 10 meses de estudos de casos e análises de riscos em instituições de ensino no Brasil, Estados Unidos e Inglaterra, com o objetivo de prever situações de crise e suas repercussões junto aos mais diversos públicos, em todos os canais.
O material se propõe a ser um guia multicanais, oferecendo aos gestores das escolas conveniadas ao Sistema Positivo de Ensino um conteúdo interativo nas versões impressa e digital, além de canal de atendimento e treinamentos presenciais. Para manter o conteúdo sempre atual, a versão impressa, de 80 páginas, traz mais de 20 QR Codes, com download de arquivos constantemente atualizados. As ferramentas incluem modelos de análise de vulnerabilidades das escolas e autorização de uso de imagem, passo a passo para a implantação de uma área de compliance, ferramentas de storytelling, entrevistas com especialistas e pesquisas mundiais sobre reputação e marcas.
“Nossos estudos globais nos mostraram que as crises acontecem em organizações de todos os tamanhos e setores, ao redor do mundo, mas a necessidade de uma gestão de crise de imagem nas organizações educacionais brasileiras ainda não é amplamente compreendida”, afirma Almada, que pretende, com o lançamento do Guia, alertar os gestores para a prevenção de riscos e preparação para que, em momentos críticos, saibam agir com rapidez, transparência, prudência e eficácia. O guia está sendo lançado no evento itinerante “Um Dia Positivo”, que acontece até o final do ano em 13 cidades de Norte a Sul do País, reunindo mais de 2 mil gestores escolares de 955 municípios brasileiros.