POR – PORTAL BRASIL
Com o desempenho positivo, ramo ajudou a impulsionar o setor de serviços como um todo, que avançou 1,3% no mês.
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que as atividades de turismo se destacaram dentro do setor de serviços. Em junho, o ramo cresceu 5,3%. O setor de serviços, como um todo, teve aumento pelo terceiro mês seguido e atingiu alta de 1,3% no período.
“As atividades de alojamento e transporte aéreo cresceram no mês devido ao turismo de negócios, que costuma beneficiar especialmente São Paulo e o Distrito Federal”, explicou Roberto Saldanha, gerente da Pesquisa Mensal de Serviços.
Entre as regiões, São Paulo registrou a maior variação, 4,0%. O estado é seguido por Rio Grande do Sul (3,9%) e Goiás (3,2%). Já na comparação com junho de 2016, destacam-se Goiás (15,0%), Pernambuco (7,9%) e Santa Catarina (5,6%).
“O turismo é um setor volátil, no qual os preços variam conforme a estação, as férias escolares, os feriados, os grandes eventos e outros fatores”, explicou o pesquisador. “As viagens de negócios mantêm uma estabilidade ligeiramente maior do que as de turismo, mas o setor como um todo tem amplo espectro de volume de atividades”, ponderou.