POR – IN PRESS PORTER NOVELLI
Com foco em solucionar os desafios de mobilidade urbana, empresas levam tecnologia de demarcação viária para projeto de revitalização do entorno da Estação Berrini (SP), proporcionando melhor eficiência na aplicação e maior bem-estar ao público.
A edição deste ano da Virada da Mobilidade (de 17 a 23 de setembro, em São Paulo) trouxe tecnologia da Dow, empresa do setor químico, em projeto de mobilidade urbana. Em parceria com a Indutil, a companhia ajudou a transformar a Rua João Carlos Borges, acesso da Estação Berrini da CPTM, em São Paulo, em um espaço mais moderno, seguro e esteticamente agradável para a circulação de pessoas. A iniciativa está diretamente ligada à estratégia da Dow de fomentar soluções para melhoria da infraestrutura urbana.
Por meio da tecnologia inovadora para demarcação viária da Dow e Indutil, a calçada desta rua foi expandida permitindo uma área maior de convivência ao priorizar as necessidades dos pedestres, em linha com a tendência mundial de design urbano.
Em consonância com o ritmo acelerado das grandes cidades, a formulação desenvolvida pelas empresas é mais fácil de ser aplicada e possui rápida secagem, o que garante maior agilidade e produtividade. Além disso, é mais sustentável, com baixa emissão de substâncias tóxicas, e proporciona maior durabilidade e resistência a intempéries. Esse projeto foi apresentado à população no último domingo, 24 de setembro.
“Acreditamos que as soluções de mobilidade urbana e cidades inteligentes passam por inovações e sistemas construtivos mais eficientes, que sejam melhores para as empresas, para a sociedade e para o meio ambiente”, diz Vanessa Grossi, gerente de marketing para o negócio de Construção da Dow. “Como um dos focos da área de infraestrutura da companhia é a mobilidade, investimos na colaboração para acelerar a adoção de tecnologias de alto desempenho e mais sustentáveis para espaços de grande circulação”, finaliza a executiva.
“Nossa empresa investe no maior bem que pode existir: a vida e a segurança dos usuários de vias e rodovias do Brasil. Desta forma sempre apoiamos inciativas que visam à melhoria da acessibilidade e mobilidade urbana”, diz Heverton Moreira, gerente comercial da Indutil. “Com foco na inovação e desenvolvimento sustentável, defendemos o uso de novas tecnologias que ofereçam qualidade, excelente performance e proteção, e que estejam alinhadas às necessidades atuais da sociedade brasileira”, diz o executivo.
Sobre a solução Dow utilizada no projeto
A tinta utilizada para demarcar a ampliação da nova calçada da rua João Carlos Borges é a ACQUABIKE™, da Indutil, que conta com a tecnologia MAINCOTE™ AEH da Dow, um híbrido que une a resistência química do epóxi com a resistência UV de um acrílico.
A solução possui alta performance e ótimo custo-benefício para sinalização de vias e estacionamentos. Um dos exemplos de aplicação são as ciclofaixas, que, em função dos planos de mobilidade das principais cidades da América Latina, têm apresentado um crescimento em quilometragem expressivo por toda a região. Essa tecnologia para revestimento já foi aplicada em outros importantes locais da capital paulista, como a Praça da República e a Avenida Sumaré, e em marcações da ciclofaixa de Copacabana, no Rio de Janeiro.
Sobre a divisão de Ciência dos Materiais da DowDuPont
A Divisão de Ciência dos Materiais da DowDuPont, uma divisão da DowDuPont (NYSE: DWDP), combina conhecimento em ciência e tecnologia para desenvolver soluções pioneiras em ciência dos materiais que são essenciais para o progresso humano. A divisão tem um dos portfólios mais completos e abrangentes do mercado, com tecnologia robusta, integração de ativos, capacidade de escala e competitividade que a permitem endereçar desafios globais complexos. O portfólio de materiais avançados, intermediários industriais e plásticos da Divisão de Ciência dos Materiais da DowDuPont, orientado para o mercado e líder na indústria, oferece uma grande variedade de produtos e soluções de base tecnológica diferenciados a clientes de mercados de alto crescimento, como embalagens, infraestrutura e cuidados do consumidor. A DowDuPont pretende separar a Divisão de Ciência dos Materiais em uma empresa independente e de capital aberto. Informações adicionais estão disponíveis em www.dow-dupont.com.