POR – SMA
Secretário Maurício Brusadin e empresa assinam Termo de Doação hoje (28/09), na sede da Prefeitura de São Paulo, apoiadora da iniciativa
O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (SMA), e a Telefônica Vivo assinam, nesta quinta-feira (28/09), às 11h, na sede da Prefeitura de São Paulo, um Termo de Doação, pelo qual a empresa de telecomunicação se responsabilizará pela recuperação e plantio de mudas de espécies nativas em um trecho de 5 quilômetros, além da manutenção paisagística de outros 8,5 quilômetros de áreas já recuperadas, da marginal leste (esquerda) do Rio Pinheiros, no âmbito do projeto Pomar Urbano.
Além das árvores de 120 espécies nativas regionais diferentes, serão plantados na Marginal Pinheiros 2 mil arbustos ornamentais e flores nativas de forração. Também está previsto o plantio de árvores frutíferas raras da Mata Atlântica como o Cambuci, eleita em 1950 símbolo da cidade e que está quase em extinção na capital paulista.
O projeto tem o apoio da Prefeitura de São Paulo e ampliará o corredor verde e florido que, atualmente, vai da Estação Socorro até a Estação Pinheiros, da CPTM, e agora se estenderá até o Cebolão, interligando a vegetação já existente com outras importantes áreas verdes da cidade, como os parques estaduais Villa-Lobos e Cândido Portinari, e a Cidade Universitária.
Pomar Urbano
O projeto de recuperação ambiental e paisagística do rio Pinheiros, denominado Pomar Urbano, é uma das prioridades do governador Geraldo Alckmin na gestão das marginais de São Paulo e foi lançado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente em 1999, visando recuperar a vegetação e devolver a vida às margens do rio.
Desde o início do projeto, a parceria com a iniciativa privada foi central para a recuperação das margens do rio Pinheiros, que estão sob gestão da EMAE. As margens direita (leste) e esquerda (oeste) foram subdivididas em trechos, cedidos às empresas parceiras para implantação ou manutenção de projeto paisagístico.