OFERECIDO POR
PRODUZIDO POR – NEO MONDO BRANDED CONTENT
Alimentos nutracêuticos são aqueles nutrientes que possuem ações especiais sobre as células, tecidos e órgãos. Eles agem estimulando a função destas estruturas, muito semelhante a uma ação farmacológica. O óleo de linhaça faz parte desta categoria.
A linhaça é a semente do linho (Linum Usitatissimum), ela é usada da culinária até a indústria cosmética. Seu óleo é rico em Ômega 3 e Ômega 6, o que permite a produção das prostaglandinas, que são corpos biologicamente muito ativos e importantes que agem como removedoras do excesso de sódio nos rins, além de diminuir a retenção de líquidos e alívio dos sintomas do período pré-menstrual. A alta taxa de Ômega 3 faz da linhaça um alimento essencial à saúde, sendo um importante agente antioxidante e renovador celular.
A semente de linhaça é da categoria das Herbácias e há relatos antigos datados do ano de 5000 A.C. na Mesopotâmia que mostram desenhos de sementes nas tumbas dos faraós. Originária da Ásia, hoje ela é usada em todo o mundo.
O óleo da linhaça é um ácido graxo essencial, que oferece vários benefícios à saúde, como, por exemplo, contribuir para um bom metabolismo de gordura, produção de energia, regulação de funções celulares e cicatrização de tecidos e machucados. Tem propriedades preventivas e compostos antioxidantes e anticancerígenos, que auxiliam também na prevenção de doenças cardiovasculares, reduzindo o LDL e impedindo seu acúmulo nas artérias.
Na composição da semente de linhaça também estão presentes proteínas, fibras, vitaminas e minerais, que lhe conferem a propriedade de alimento funcional. Contribui para a melhora do funcionamento intestinal, para a estabilidade da glicemia em diabéticos e possui propriedades antioxidantes que retardam o envelhecimento celular. Além disso, é a maior fonte de lignanas, um fitoesteróide que “imita” a ação do estrógeno, atuando como um agente natural de reposição de hormônios. E os benefícios não param por aí: estudo recente realizado na Universidade de Toronto, no Canadá, comprovou que a semente é capaz de barrar a metástase em pacientes com câncer de mama, ou seja, a linhaça evitou que o tumor se espalhasse e tomasse conta do organismo.
Foto – Rose Jordão Binda