POR
O Parque Nacional da Serra da Canastra, do Instituto Chico Mendes da Conservação da Biodiversiade (ICMBio), lança edital para o Concurso de Criação e Seleção de logomarca do Parque. Podem participar estudantes das escolas públicas do entorno do Parque dos municípios de São Roque de Minas, Vargem Bonita, São João Batista do Glória, Delfinópolis, Capitólio e Sacramento, que estão no sexto e sétimo anos do ensino fundamental.
As inscrições são gratuitas e deverão ser efetuadas na próxima semana, entre a segunda-feira (23) e a sexta-feira (27), por remessa postal registrada. Segundo o edital, a ideia é envolver a população da região no processo, a fim de que seja estabelecida uma identidade entre a logomarca e as comunidades locais.
As propostas deverão considerar de forma abrangente os aspectos peculiares da unidade de conservação, para que, ao serem traduzidos graficamente, resultem numa marca objetiva, clara e concisa, capaz de ser reconhecida e identificada pela comunidade, estabelece o edital. Deverão conter, obrigatoriamente, no mínimo, alguns (ou todos) elementos, como água, nascente do Rio São Francisco, pato-mergulhão, lobo-guará, cachoeira Casca D’Anta, tamanduá-bandeira, que lembram os atributos naturais da unidade.
O resultado do concurso será anunciado durante reunião do Conselho Consultivo do Parque Nacional da Serra da Canastra e divulgado pela internet (https://www.facebook.com/Parque-Nacional-Serra-Da-Canastra-169963083207949/) e, ainda, comunicado ao vencedor no endereço, telefone ou e-mail indicado na ficha de inscrição. Informações sobre o regulamento e outras informações complementares, podem ser obtidas, exclusivamente, no Parque Nacional da Serra da Canastra, no e-mail [email protected].
O Parque Nacional da Serra da Canastra (PNSC), que compreende uma área de aproximadamente 200 mil hectares, foi criado em 3 de abril de 1972, e está situado na região sudoeste do Estado de Minas Gerais, abrangendo os municípios de São Roque de Minas, Sacramento, Delfinópolis, São João Batista do Glória, Capitólio e Vargem Bonita.
O PNSC está situado em uma área de tensão ecológica entre o cerrado e a floresta Atlântica, fator que agrega mais um valor à Unidade de Conservação, pois elementos comuns a esta floresta também seriamente ameaçada, são encontrados nas áreas mais úmidas e de solos mais férteis, fazendo com que o Parque contribua para a proteção de importantes espécies da fauna e flora.
Além da proteção à flora e à fauna, o PNSC é um ambiente de elevada importância para a conservação dos recursos hídricos, de formação geológica e de uma paisagem única. O Parque apresenta praticamente todas as fitofisionomias que englobam formações florestais, savânicas e campestres, o que é pouco comum em outras áreas protegidas do cerrado. Além de abrigar espécies endêmicas da região.