POR
Pela primeira vez, a Ford reuniu startups voltadas à área de mobilidade na fábrica de São Bernardo do Campo (SP) para o Ford Startup Matchmaking Day – realizado nesta terça-feira, 5 de dezembro, em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). Participaram do evento 13 empresas que apresentaram soluções como sistema de gestão para seguradoras e frotas; entregas porta a porta para vendas online; conexão entre pessoas para estabelecer serviços de apoio e segurança, como chamados de emergência; negociação de compra e venda de veículos online, entre outras. O encontro também contou com a presença de colaboradores da Ford.
“A grande mensagem que passamos nesse evento foi o reconhecimento de que a inovação externa é tão importante quanto a interna. Nós abrimos oportunidades dentro do nosso negócio e trouxemos pessoas de fora para propor soluções que eles já desenvolveram”, afirma Luciano Driemeier, gerente de Estratégia do Produto da Ford América do Sul.
O evento teve início com um painel de executivos de várias áreas da Ford, aberto a perguntas para os representantes das startups e empregados da companhia. Depois, foi feita uma visita à montagem final na linha de produção do New Fiesta. Em seguida, as empresas apresentaram seus negócios e receberam mentoria dos executivos da Ford.
Entre as startups participantes está a Nexer, que apresentou uma solução para acompanhar as condições do carro em tempo real. O sistema identifica o melhor momento para manutenções, envia alertas de falhas, ajuda no controle de despesas, como consumo de combustível, além da capacidade de localização do veículo.
“O ponto principal do evento foi a oportunidade de apresentar para áreas estratégicas da Ford a nossa solução e como podemos promover em conjunto disrupções no segmento automotivo”, afirma Danilo Mattos, CEO da Nexer.
Outra startup que apresentou seu negócio foi a Moov, do Rio de Janeiro. A empresa traz uma solução para gestão de frotas com o uso de uma plataforma inteligente capaz de coletar, tratar dados em tempo real e gerar relatórios analíticos.
“Foi uma bela iniciativa da Ford se aproximar de empresas que estão focadas em inovação. Acompanhamos esse movimento da companhia lá fora e consideramos importante que isso também ocorra no Brasil”, diz João Zecchin, CEO da Moov.
“Essa é uma iniciativa muito importante da Ford, pois permite o contato com startups inovadoras do setor automotivo e, deste contato, podem surgir projetos promissores para novos produtos, serviços e processos”, diz Renato Fonseca, assessor da diretoria técnica do Sebrae-SP.