POR – AMBIENTE ENERGIA / NEO MONDO
Em meio aos problemas de falta de sustentabilidade que o mundo moderno vem enfrentando, a multinacional Toyota planeja lançar uma máquina que pode revolucionar o segmento
A companhia planeja lançar uma usina elétrica que seja capaz de transformar o metano liberado pelas fezes de vacas em água, eletricidade e hidrogênio.
A ideia é de posicionar a usina na Califórnia, nos EUA, e é tratada por seus idealizadores como o primeiro projeto de uma usina de escala comercial com 100% de energia sendo produzida de forma renovável. O plano deve sair do papel em meados de 2020.
ENERGIA LIMPA
A gigante automotiva está fazendo alguns movimentos para domínio da produção da energia renovável. A empresa está planejando construir uma usina na Califórnia, que transforma o gás metano produzido por estrume de vaca em água, eletricidade e hidrogênio que futuramente irá abastecer os carros da Toyota.
O projeto, conhecido como Tri-Gen Project, foi revelado no Los Angeles Auto Show deste ano. A planta, que estará localizada no Porto de Long Beach, na Califórnia, será capaz de transformar o metano liberado pelas fezes de vacas em água, eletricidade e hidrogênio.
Espera-se que a planta tenha capacidade para fornecer energia suficiente para alimentar 2.350 casas médias e combustível suficiente para operar diariamente 1.500 veículos movidos a hidrogênio. A planta será capaz de produzir 2.35 MW de eletricidade e 1.2 toneladas de hidrogênio por dia.
A instalação estará equipada com uma das maiores estações de abastecimento de hidrogênio do mundo. O vice-presidente do grupo Toyota para o planejamento estratégico, Doug Murtha, afirmou que a empresa “entende” o grande potencial para reduzir as emissões e melhorar a sociedade “.
MOVIDO A HIDROGÊNIO
A Toyota está investindo pesado em sua tecnologia de célula de combustível de hidrogênio. As células estão sendo usadas nos carros da Toyota do modelo Mirai da empresa e no próximo caminhão que utilizará a mesma tecnologia.
“Os motoristas preocupados com o meio ambiente exigem formas novas e mais limpas de transportes. O modelo a célula de combustível do Mirai ajuda a atender essa demanda junto com nossos outros veículos de combustível alternativo para poder um futuro melhor “, informa o site da empresa.
Recentemente, a Toyota estabeleceu o objetivo de cessar a produção de motores tradicionais de combustão interna em 2040 e reduzir as emissões de carbono de seus veículos em 90% até 2050. Essa planta será uma importante demonstração de prova de conceito.
Os esforços da Toyota poderiam percorrer um longo caminho para acelerar a mudança em direção a veículos mais limpos. A Tesla de Elon Musk já está encontrando grande sucesso com seus veículos elétricos. Junte isso com os grandes passos que estão sendo feitos para tornar a energia limpa mais desejável do que os combustíveis fósseis, e temos uma receita promissora de sucesso para os consumidores e para o meio ambiente.