POR – GISELE ROSSO / NEO MONDO
O manejo hídrico na pecuária é essencial para reduzir os potenciais impactos negativos na utilização da água
Uma das alternativas para uso do efluente é na fertirrigação
O reuso é uma alternativa viável e uma forma de melhorar a eficiência da utilização da água, reduzindo a captação de fontes naturais e o gasto com energia elétrica. Para que o aproveitamento seja possível deve-se utilizar tecnologias de tratamento do efluente para garantir segurança sanitária e ambiental dos sistemas de produção e padrões de qualidade de acordo com o uso desejado.
Segundo os pesquisadores Airton Kunz, da Embrapa Suínos e Aves (Concórdia, SC), e Gislaine Fongaro, da Universidade Federal da Fronteira Sul (Erechim-RS), a água de reuso pode ser destinada tanto para fins que exijam elevados padrões de qualidade quanto para usos menos nobres. No caso do potável, menos frequente, o efluente tratado pode ser utilizado para o abastecimento humano e consumo animal. Já para usos como irrigação de culturas agrícolas, fertirrigação, lavagem de instalações agropecuárias, recarga de aquíferos, etc. o processo será mais simples.
A seleção da tecnologia para tratamento do efluente vai depender da finalidade do reaproveitamento e da qualidade requerida para não comprometer os processos produtivos.
O Sistema de Tratamento de Efluentes da Suinocultura (SISTRATES) é um exemplo de tecnologia limpa desenvolvida pela Embrapa Suínos e Aves. O processo visa à redução do impacto ambiental das águas residuais da suinocultura pela remoção de Carbono, Nitrogênio e Fósforo, reaproveitados em áreas agrícolas e na pecuária.