POR – MARCOS IMBRIZI / NEO MONDO
Iniciativa atende Programa de Proteção do Plano de Manejo do parque e deve ser concluído até julho
Nesta semana teve início o estudo com vistas à demarcação dos limites do Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba. O serviço é um importante passo para que se possa atender ao Programa de Proteção, estabelecido no Plano de Manejo do parque, finalizado em 2012. Este programa tem por objetivo resguardar o domínio territorial e estabelece, entre outros, o zoneamento da Unidade de Conservação e a inibição à ocorrência de danos. Muitas das recomendações deste programa dependem diretamente da correta identificação do domínio territorial do parque, principalmente no que se refere à coibição de invasões e depredação dentro de seus limites.
“Vale lembrar que os traçados da vila de Paranapiacaba e do parque foram executados há muitos anos de forma manual e não se sobrepõe com precisão”, destaca o diretor de Parques da Secretaria de Meio Ambiente, Guilherme Oliveira. Ainda de acordo com o diretor, a indefinição das divisas prejudica particularmente as ações que envolvem as áreas limítrofes do parque e sua Zona de Amortecimento. O trabalho será executado com recursos de compensação ambiental da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, estipulado em R$ 200 mil. A empresa contratada foi a Geourbe Geotecnologia e Engenharia Ltda e a previsão é que o trabalho seja concluído no mês de julho.
A demarcação compreenderá o diagnóstico da documentação imobiliária da região do parque; a abertura de picadas para identificação de suas divisas; a realização de estudos destas divisas por meio de levantamento topográfico; a marcação das divisas, com a implantação de marcos de concreto e a inserção do produto final no Sistema de Geoprocessamento e no Banco de Dados da Prefeitura de Santo André.
Histórico – O Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba é uma unidade de conservação criada pela Prefeitura de Santo André em 2003 para preservar os recursos naturais da Mata Atlântica do entorno da Vila de Paranapiacaba. Em uma área de mais de quatro milhões de m², encontra-se uma grande riqueza da fauna e flora local. Outra atração são as nascentes do Rio Grande, principal formador da represa Billings e que dão o nome à unidade. O parque conta com seis trilhas abertas, que têm visitas controladas realizadas com acompanhamento de monitores ambientais. Estes monitores estão habilitados a receber os visitantes e mostrar a beleza da área. O Parque está aberto de terça-feira a domingo, das 9h às 16h.