POR – MÁQUINACOHN&WOLFE / NEO MONDO
Localizado em Santana do Parnaíba, o espaço é gratuito, aberto ao público e integra sustentabilidade e desenvolvimento comunitário
Já imaginou um espaço onde as pessoas se encontram para dialogar sobre sustentabilidade? Que remete às origens da construção civil, com paredes de barro, estrutura de bambu, horta orgânica, mas que também é repleto de tecnologias sustentáveis, como energia solar, piso de pneu, tratamento de efluentes com biodigestor e zona de raízes? Imagina uma casa em harmonia com o meio ambiente, que integra o homem a natureza, um lugar onde todas as atividades e projetos são focados na sustentabilidade integral…
Parece até um sonho, uma utopia talvez. Mas esse lugar existe. Estamos falando do CES – Centro de Educação para a Sustentabilidade – Alphaville, um espaço com uma proposta transformadora para produção e disseminação de conhecimentos sobre a sustentabilidade integral a partir da realização de projetos, eventos, palestras e minicursos gratuitos e abertos à população. Localizado na cidade de Santana de Parnaíba, região metropolitana de São Paulo, o espaço é fruto de uma parceria entre a Fundação Alphaville e a Prefeitura Municipal.
Primeiro centro de educação para sustentabilidade bioconstruído do país, o CES desenvolve, desde 2008, um programa completo de educação para a sustentabilidade com a comunidade local, que contempla projetos como o Curumim Sustentável e Professor Sustentável – para formação de alunos e professores da rede municipal -, Jovem Sustentável e Agente de Sustentabilidade, além dos minicursos gratuitos para capacitação profissional, empreendedorismo e educação para sustentabilidade. “Educar para a Sustentabilidade é contribuir para que as comunidades busquem seu desenvolvimento de forma mais autônoma e resiliente, fortalecendo os ativos de cada território e promovendo a construção coletiva de novos saberes”, ponderou a gerente de Sustentabilidade, Fernanda Toledo.
Além do CES Alphaville, a Fundação Alphaville é mantenedora, em parceria com as prefeituras locais, do CES Carapicuíba, primeiro do setor no Brasil a receber a certificação internacional da construção sustentável AQUA-HQE, aplicado pela Fundação Vanzolini; e do Centro de Educação Ambiental (CEA) Jacuhy, no município de Serra (ES), desde 2012.
Alunos da Fundação Alphaville
Educação para Sustentabilidade
Por considerar a educação para a sustentabilidade como uma das principais ferramentas de desenvolvimento comunitário, alguns projetos criados nos centros de educação extrapolaram estes espaços e já são desenvolvidos em outras localidades, em formatos adaptados às realidades locais e com parcerias intersetoriais.
Projetos premiados como o Jovem Sustentável, que atua com o fortalecimento de jovens em situação de vulnerabilidade social, são realizados já em cinco estados e já formaram mais de 3 mil adolescentes para participação social ativa e inclusão profissional; o Programa Professor Sustentável, que forma educadores pela inclusão da Sustentabilidade como matéria transversal e promove ações de desenvolvimento das cidades a partir da sala de aula; o Curumim Sustentável, que trabalha com atividades lúdicas, para estimular a sustentabilidade com as crianças a partir de conteúdos e experiências com foco nos quatro elementos: água, terra, fogo e ar; e o programa Agentes de Sustentabilidade, para formação de cidadãos atuantes em prol do desenvolvimento sustentável de suas cidades, incentivando-os a conhecer e se apropriar dos espaços públicos.
Daniel Querino ensina as crianças os cuidados do plantio
“Quem quer buscar autoconhecimento e encontrar seu propósito precisa de pessoas que o apoiem e incentivem nessa jornada, assim como fizeram comigo”, conclui Daniel Querino, agente de Sustentabilidade que deu um novo rumo na vida profissional depois de participar do programa no CES. Feliz em se reencontrar com suas origens, o programa Agente de Sustentabilidade o auxiliou a começar a atuação como permacultor e empreendedor.
Atualmente, com empresa própria de consultoria, ele desenvolve projetos de plantio de horta orgânica com crianças nas escolas municipais de Santana de Parnaíba. O programa despertou nele um novo olhar sobre o cuidado consigo, com o outro e com o meio ambiente e ainda colaborou em sua capacitação enquanto monitor e profundo conhecedor dos elementos da terra.
Atualmente, a Fundação Alphaville está presente em 23 estados e já envolveu diretamente mais de 400 mil pessoas pelo país através dos projetos de desenvolvimento comunitário na busca por cidades sustentáveis. Para fomentar esse desenvolvimento, a organização sem fins lucrativos atua com duas frentes de trabalho: a mobilização comunitária, através da metodologia própria chamada Convivência que Constrói, e a educação pela sustentabilidade, com os centros e programas de educação.