POR – NEO MONDO
A ONU estima que em 2050, 89 países terão mais de 80% de sua população vivendo em áreas urbanas. A população urbana corresponderá a 2/3 da população mundial, para termos uma ideia, Roma, a capital do mundo no século I tinha 1 milhão de habitantes. O homo Sapiens, já se transformou no Homo Sapiens Urbanus.
❖ Esse aumento da população concentrada nas cidades, aliada à falta de planejamento urbano e de políticas públicas eficientes, criou, recentemente, um interesse enorme pelas questões urbanas.
❖ Vivemos um boom de ações que envolvem a qualificação do espaço público, o engajamento comunitário, a vida em comunidade, a cidadania
❖ “A cidade é Zeitgeist desse começo de século.”
❖ Quando ouvimos sobre cidades do futuro, constantemente nos deparamos com o termo cidades inteligentes, ou na sua versão mais comercial, smart cities. Muitos imaginam que a inteligência das cidades tem conexão direta com o seu futuro, ou melhor, que o futuro das cidades está ligado a inteligência embarcada nelas, que essa inteligência está relacionada exclusivamente a tecnologia, o que embaralha ainda mais o conceito, criando para muitos uma ideia de que futuro/ tecnologia/ inteligência são conceitos indissociáveis, desejáveis e necessários, ou ainda pior, que inteligência e tecnologia serão os grandes responsáveis pelo futuro das cidades ( ou essencial para que elas tenham um futuro para os mais radicais).
❖ “Hoje, quando pensamos em futuro, um termo que comumente vem às nossas cabeças é o “smart city”, afinal, parece óbvio que, diante dos avanços das learning machines e A.Is da vida, as cidades também devam ser “inteligentes”. Mas, o que é uma cidade inteligente? ou melhor, o que faz uma cidade inteligente? ( Esteves, 2017)
Nesse debate procuramos contribuir para a discussão de como serão as cidades do amanhã, não com um ensaio de futurologia, mas discutindo possíveis caminhos que possam fortalecer os laços entre as pessoas, e entre as pessoas e os lugares que elas ocupam, e como a tecnologia estará inserida nesse contexto, não como fim, mas como meio de conexão.
Serão abordados 5 eixos de discussão:
Identidade
❖ Como as cidades entendem a sua identidade? Elas entendem?
❖ Como poderíamos fortalecer as cidades através da compreensão de sua identidade?
❖ O que é uma marca-lugar? Qual a sua função estratégica na criação de cidades antifrágeis?
❖ Como seria uma cidade antifrágil?
Mobilidade
❖ Quais os novos caminhos da mobilidade?
❖ Quais serão os futuros modais?
❖ Como a mobilidade influencia no desenvolvimento das cidades?E na qualidade de vida das pessoas?
❖ O que é mobilidade afetiva?
Habitação e Cidade
❖ Placemaking: como fazer lugares de impacto?
❖ O futuro é compacto? Cidade espraiada X cidade compacta.
❖ A retomada dos centros urbanos e uso misto.
❖ Identidade X habitação X uso.
❖ Déficit habitacional e soluções para o futuro.
Sustentabilidade
❖ Novas tecnologias para sustentabilidade.
❖ Porque a energia renovável ainda não é a “norma” ?
❖ Qual o impacto da matriz energética atual no desempenho das cidades?
❖ Quais os caminhos futuros?
Inovação
❖ A internet como a nova “praça”. ❖ High tech X high touch nas cidades. ❖ Até onde as cidades serão tecnológicas? Viveremos de fato 1984 ( George Orwell)? ❖ Futuro distópico da ficção científica e possíveis caminhos das cidades do futuro.
Os especialistas
Caio Esteves
Arquiteto e urbanista, pós-graduado em Branding, fundador da Places for Us, 1º consultoria especializada em Place Branding do Brasil, startup certificada com o selo B Corp| pending de impacto social. Autor do livro “Place Branding”, 1º livro sobre place branding do país. Colaborador, membro do conselho consultivo e jurado do City Nation Place, congresso internacional de Place Branding em Londres, Membro do Institute of Place Management de Manchester-UK e associado a IPBA- International Place Branding Associaton. Membro do Research Panel do The Place Brand Observer. Idealizador e coordenador do MBA Place Branding das Faculdades Integradas Rio Branco. Professor de branding no IED-SP, Rio Branco-SP, SENAC, Alfa- GO e ANPROTEC.
Carlos Piazza
Bacharel em Comunicação Social com especialização em Marketing, Publicidade e Propaganda pela ESPM e em Sustentabilidade, Relações Públicas e Gestão de Crises em Milão, Itália. É fundador da CPC, empresa de consultoria voltada a gestão de relacionamentos multistakeholders, negócios digitais, darwinismo digital, aceleração, 4ª. Revolução Industrial e impactos no marketing, comunicação, relacionamentos e governança corporativa. Possui 37 anos de experiência executiva em áreas ligadas ao marketing, gestão de relacionamentos multistakeholder, gestão de crises ambientais e corporativas, governança corporativa, sustentabilidade empresarial e sustentabilidade e negócios na era digital, darwinismo digital. Consultor e professor de Pós-Graduação, MBA, AMPs e também em cursos in company nas Disciplinas de Marketing, Planejamento Estratégico de Marketing, Marketing de Relacionamento e Experiências na Era Digital, Marketing Digital, Comunicação Integrada & Transmídia Storytelling, Códigos de Cultura, Jornada do Herói, Sustentabilidade Empresarial, Sustentabilidade na Era Digital, Comunicação Integrada Organizacional e de Marketing, Gestão de Riscos e Crises, Ética & CSR, Gamificação, Comunicação e Negociação Empresarial, Gestão de Marketing, Global Diversity Management, Negócios Digitais, Growth Hacking e Business Transformation – 4ª. Revolução Industrial (Fórum Econômico Mundial). Palestrante nacional e internacional, palestrante Key Note na França, Espanha, Estados Unidos, Índia, Hong Kong, Argentina, Turquia e República Tcheca e ministra cursos especiais sobre gerenciamento de crises, reputação e marcas na era digital, gestão integrada de riscos e tecnologia, inovações e aceleração digital. É conteudista, articulista, consultor e facilitador de startups, aceleradoras e incubadoras.
Fabio Sestrem
Engenheiro, formou-se na Universidade Tecnológica do Paraná, com pós- graduação em Gerenciamento de Projetos pela FGV, e Mestrado em Desenvolvimento de Tecnologia pela UFPR. Fez carreira em multinacionais como Siemens e América Latina Logística, não somente no Brasil, mas também na Alemanha e Argentina. Empreendedor desde 2007, é expertise no ramo de energia elétrica, gerenciando projetos em todo o Brasil, através da sua empresa GCENG. E foi através das renováveis, que descobriu sua verdadeira paixão, enfatizando a energia solar como a forma mais democrática de independência energética para o futuro das Cidades. Em 2017 criou a EDGE Solar, uma startup voltada para o fornecimento de energia solar através de placas fotovoltaicas, tendo como o objetivo final, expandir de forma disruptiva no mercado brasileiro de fornecimento de energia. Carrega consigo a Sustentabilidade em todos os seus vieses, e defende arduamente o uso da energia limpa e acessível, conforme a ODS da ONU: Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU número 7: “Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos”.
Iury Lima
Fundador do Bairro da Gente, a primeira Impact Placemaker do Brasil. Deixou a vida de executivo de grandes incorporadoras com o propósito de empreender uma tecnologia empresarial para fazer bairros para as pessoas, na escala humana, lugares para viver feliz. Meio Urbanista por Paixão, Vivência e Vício, formou-se Administrador de Empresas, na Fundação Getúlio Vargas. Cursou também Publicidade e Propaganda na Universidade de São Paulo e fez MBA em Negócios Imobiliários pela FIA. Trabalhou com Private Equity e Comércio Exterior antes do mercado imobiliário. Morou em Londres e viajou o mundo, conhecendo culturas e modos diferentes de experimentar a cidade.
Público Alvo
❖ Executivos, Gestores e Técnicos da área Urbana e Ambiental. ❖ Profissionais ligados ao tema Urbanismo e Sustentabilidade: Publicidade, Marketing, Relações Públicas e Assessoria de Imprensa. ❖ Setor Público e Privado, Incorporadores, Construtoras, Investidores, Coworkings, Hubs e Startups.
Vagas Limitadas (60 lugares) Inscrições Edi Mariano [email protected] (41) 99114-2973
13 de Junho de 2018 às 19:00 Futuro das Cidades
Espaço Mit Point JK Iguatemi
Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 2041 Vila Olímpia Piso Térreo