POR – APPROACH COMUNICAÇÃO / NEO MONDO
Festival acontece entre 7 e 10 de junho em diversos locais do Rio e tem programação 100% gratuita
O Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) protagonizará dois dos principais debates da Virada Sustentável 2018 no Rio de Janeiro: a diretora de Relações Institucionais, Ana Carolina Szklo, participa do Painel Águas e a assessora técnica Laura Albuquerque do Painel Clima. A segunda edição carioca do festival toma conta da cidade entre 7 e 10 de junho com programação rica em opções para pessoas de todas as idades.
Serão cerca de 500 atividades gratuitas em vários pontos do Rio, como Praça dos Arcos da Lapa, Parque das Figueiras na Lagoa, Museu de Arte do Rio (MAR), Museu do Meio Ambiente no Jardim Botânico e Parque de Madureira. O objetivo da iniciativa é aumentar o engajamento da sociedade em relação ao tema Sustentabilidade usando elementos lúdicos e festivos como ferramentas, além de painéis de diálogos inspiradores.
Painel Águas
Três meses após o Fórum Mundial da Água, realizado pela primeira vez no Brasil neste ano, os convidados dialogarão com o público sobre as condições e propostas para avançar nessa agenda e garantir o direito básico à água aos cariocas. Poluição, saneamento básico e desperdício no abastecimento do Rio serão destaques no debate, que será mediado pela diretora de Engajamento do WWF-Brasil, Gabriela Yamaguchi. A mesa contará com participação de Ana Carolina Avzaradel Szkl, diretora de Desenvolvimento Institucional e do CEBDS, a arquiteta e urbanista pós-doutora em governança das águas e segurança hídrica Estela Neves e o diretor do Comitê de Bacia Hidrográfica do Guandu-RJ, Júlio Cesar Oliveira Antunes.
Data: 8 de junho | Horário: de 11 às 13h | Local: Museu MAR – Auditório
Painel Clima
e que forma a sociedade já está sendo afetada pelas mudanças climáticas? Qual são os papeis do indivíduo, da indústria e do comércio na contenção do aquecimento global? O que é o Mercado de Baixo Carbono? Por que devemos definir com urgência mecanismos de precificação de carbono? Sob comando da Laura Albuquerque, assessora técnica do CEBDS, estes temas serão levados ao público com a participação da autora do livro Cidade para Todos: (re)aprendendo a conviver com a Natureza, Cecilia Herzog, da diretora executiva do Instituto Clima e Sociedade (iCS), Ana Toni, e a co-fundadora da inciiativa Fé no Clima Maria Rita Villela.
Data: 9 de junho | Horário: de 10 às 12h | Local: Museu MAR – Auditório
Sobre a Virada Sustentável
Movimento de mobilização para a sustentabilidade, a Virada Sustentável organiza o maior festival sobre o tema no Brasil. Com início em 2011, em São Paulo, já realizou edições nas cidades do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Salvador e Manaus, entre outras. Sua concepção temática tem como base os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, definidos pela ONU, que são também os princípios que orientam a programação do festival em todas as cidades. Envolve articulação e participação direta de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, coletivos de cultura, movimentos sociais, equipamentos culturais, empresas, escolas e universidades, entre outros, com o objetivo de apresentar uma visão positiva e inspiradora sobre a sustentabilidade e seus diferentes temas para a população, além de reforçar as redes de transformação e impacto social existentes nas diferentes cidades.
Para mais informações, inscrições e programação completa: https://www.viradasustentavel.org.br