OS PRIMEIROS ÔNIBUS JÁ ESTÃO CONSTRUÍDOS E ESPERANDO PARA CHEGAR AO CHILE-FOTO DIVULGAÇÃO
POR – LATERCERA / NEO MONDO
As 100 máquinas chegarão em novembro da China, onde já são 60 fabricadas. Eles têm wi-fi e ar condicionado. A Autoridade de Transportes visitou as frotas na semana passada
Quando o Transantiago nasceu, há 12 anos, ter ônibus elétricos representava apenas uma ideia aplicada em países desenvolvidos e que, dizia-se, era a solução para cidades poluídas como Santiago. Mas os preços da indústria automotiva e a penetração de fabricantes de países como o Brasil naquela época levaram a que a iniciativa não fosse além do papel. Mas hoje, a biografia da capital do Chile vai registrar um marco: terá 100 ônibus elétricos neste ano, tornando-se, segundo a autoridade, a maior frota depois da China.
O último governo planejou exigir este tipo de veículo no concurso do sistema de transporte no ano passado, mas o concurso finalmente não se concretizou. A administração atual estabeleceu uma meta para comprar esses veículos de qualquer maneira este ano, a fim de melhorar a qualidade dos ônibus, uma vez que alguns deles excedem sua vida útil e estão em mau estado.
O subsecretário de Transportes, José Luis Domínguez, explica que o trabalho foi feito com o setor privado para adquirir frotas com “emissão zero” de gases de efeito estufa. Ele ressalta que a empresa Enel adquiriu as máquinas da fabricante BYD e que esse valor, por fim, será pago pela operadora Metbus, como um contrato de 10 anos.
Esta empresa, por sua vez, receberá os recursos do Estado. “Não são ônibus mais caros, mas representam uma economia”, diz Domínguez, por um valor que chega a US $ 330 mil por máquina. A empresa BYD já completou 60, de um total de 100 veículos comprometidos, que foram visitados pelo subsecretário na última quinta-feira em Nanjing, China. Datas para a chegada foram fixadas: no final de novembro, aquelas que serão enviadas por navio para o Chile. Outras 100 unidades serão fabricadas nos próximos meses pela empresa Yutong e poderão estar no país durante o verão.
Sem catracas
Uma das principais vantagens dos ônibus elétricos será a economia em termos de preços de energia. Simone Tripepi, gerente da Enel X para a América Latina, diz que o custo por quilómetro é de apenas US $ 70, enquanto uma máquina diesel é de R $ 210. “Este projeto é único e esperamos participar no concurso será este ano “, diz ele, como um provedor de ônibus para as operadoras interessadas.
Tamara Berrios, gerente nacional da empresa BYD no Chile, descreve que este grupo de veículos tem a característica de não gerar emissões ou ruído. “Além disso, as baterias são carregadas em três horas nas estações que estarão nos terminais”, afirma. Os ônibus já estavam pintados de vermelho e branco a pedido das autoridades, um tom semelhante ao dos trens do metrô. A ideia é que a experiência de viagem seja semelhante à do trem subterrâneo, serviço bem avaliado pelas pessoas. Berrios acrescenta que os ônibus têm 12 metros de comprimento e 31 assentos. No entanto, 80 pessoas podem ficar de pé e sentar. Para maior conforto, eles terão wi-fi e ar condicionado. O subsecretário acrescenta que não terão catracas para entrar, mas que a evasão será conhecida por meio de contadores de passageiros ou câmeras que mostram quem paga.
A Enel, por sua vez, instalará 100 carregadores elétricos nos terminais de Peñalolén e Maipú. A manutenção dos veículos será realizada pelo fabricante por um ano. Essa rede é fundamental para veículos com alcance de 250 quilômetros e que deve ser carregada em poucas horas.
Eles podem ser feitos nas avenidas Grécia, Vicuña Mackenna e parte da Alameda, em rotas como a 516. Assim, por exemplo, um usuário pode esperar do lado de fora da estação de metrô U., no Chile.