POR – APPROACH COMUNICAÇÃO / NEO MONDO
Inciativa é do CEBDS, que promoverá no dia 19 de outubro um Diálogo Talanoa sobre mudanças Climáticas para debater o último relatório do IPCC
“Como você pode se unir e ajudar na luta contra as mudanças climáticas?” Essa pergunta foi lançada a estudantes de escolas municipais do Rio de Janeiro como desafio de produção de conteúdo sobre temas ambientais que incidem sobre a sociedade. A iniciativa é do CEBDS, em parceria com a Climate Reality Project – Brasil, e apoio do Centro de Educação Ambiental, Secretaria Municipal de Conservação e Meio Ambiente, Grupo Cataratas e AquaRio. Os melhores trabalhos serão divulgados no dia 19 de outubro durante o Diálogo Talanoa sobre Mudanças Climáticas, um evento de projeção global que acontecerá no Rio para discutir o último relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês). O documento, divulgado no último domingo (7/10) foi considerado o mais severo alerta sobre os esforços do planeta para conter o aquecimento global.
“O relatório do IPCC é alarmante e pede urgência no aceleramento das mudanças que precisamos para limitar o aquecimento global em 1,5º C. Se não alcançarmos as metas, desastres ambientais e escassez de alimentos serão inevitáveis. É importante que crianças desenvolvam essa consciência, por isso propusemos a intensificação deste diálogo em sala de aula”, explica Marina Grossi, presidente do CEBDS.
O concurso é direcionado a estudantes de todas as idades, regularmente matriculados nas Escolas Municipais Sustentáveis do Município do Rio de Janeiro. As categorias são: Desenho (até 8 anos) e Redação (a partir de 9 anos). Os alunos vencedores do primeiro e segundo lugar em cada categoria receberão um kit contendo um jogo, um livro ecológico autografado pelo autor, ingressos para o AquaRio, uma camiseta, canudo e uma garrafa ecológica.