POR – REDAÇÃO NEO MONDO
O Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) assinaram um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) que viabiliza a maior atuação do MDIC em temas como a promoção do uso eficiente da água e da energia
O ACT foi firmado entre o secretário de Desenvolvimento e Competitividade Industrial do MDIC, Igor Calvet, e o Diretor titular do Departamento de Desenvolvimento Sustentável (DDS) da Fiesp, Nelson Pereira dos Reis.
O Acordo de Cooperação Técnica conjuga esforços para desenvolver ações relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Este Acordo envolve o setor industrial nas matérias de mudança do clima, energia renovável, inovação, compras públicas sustentáveis, resíduos sólidos, parcerias e meios de implementação. Isto será feito por meio de capacitações conjuntas, realização de estudos e disponibilização de informações.
O Secretário Igor Calvet destacou a importância da parceria com a Fiesp, que representa cerca de 130 mil indústrias. “Deve-se trabalhar ações em prol do desenvolvimento sustentável vinculado à competitividade e ações concretas, fundamental para que se alastrem para outros estados”, disse. “Quanto mais se fizer isto de modo coordenado, nos níveis federal, estadual e municipal maior a eficácia e é fundamental a ajuda da Fiesp que tem experiência acumulada no tema de sustentabilidade”, finalizou.
O Diretor do Departamento de Desenvolvimento Sustentável (DDS) da Fiesp agradeceu o esforço do Ministério para esta agenda. “O Brasil só vai se desenvolver e crescer se melhorar sua competitividade e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável se encaixam como estratégia não só de curto, mas de médio e longo prazos. A indústria e o governo estão conscientes e alinhados para avançar [no tema]”, avaliou. Para Reis, essa cooperação é importante em um momento de inflexão no qual estamos estagnados em termos de desenvolvimento e é preciso romper essa barreira e adotar estratégia clara de comprometimento. “Estamos satisfeitos em nos engajar e aderir a esse projeto”, concluiu.
MDIC e Fiesp têm interesse comum em contribuir para o engajamento da comunidade empresarial na adoção, em suas práticas de negócios, principalmente, do Objetivo 9: Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.
A agenda de ações conta com 17 objetivos e 169 metas a serem alcançados até 2030. Portanto, torna-se necessário o aprofundamento de debates e interfaces de forma transversal para todas as organizações e entidades públicas e privadas.