POR – APPROACH COMUNICAÇÃO / NEO MONDO
Compilado inédito das ações que vêm sendo realizadas para o cumprimento do Acordo de Paris mostra protagonismo brasileiro
O Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) marca presença na Polônia em uma série de atividades que apresentarão ao mundo os esforços do setor privado do País para alcançar a NDC brasileira estabelecida no Acordo de Paris, além das oportunidades de negócio que podem colocar o Brasil em situação de destaque no cenário global da economia de baixo carbono. Dentro da programação paralela oficial da COP24 está o lançamento do estudo que mostra a posição detalhada sobre projetos que visam reduzir os GEEs. O detalhamento dos investimentos feitos por cerca de 20 empresas associadas ao CEBDS será divulgado em 13/12 na Polônia e 14/12 no Rio de Janeiro.
“Avaliamos como nossas empresas associadas estão se comprometendo no médio e longo prazo para monitorar e reduzir as emissões, quais estão investindo em projetos de redução e o quanto vem sendo mobilizado para esses projetos. Também fizemos um levantamento de quais já usam a precificação interna de carbono como ferramenta de tomada de decisão”, explica Marina Grossi, presidente do CEBDS. “Os estudos que apresentaremos na Polônia evidenciam como a gestão de emissões impulsiona no setor produtivo inovação, competitividade, gestão de risco e crescimento”, concluiu, destacando a parceria com o CDP para o levantamento de dados.
O Business Day, evento que acontece no dia 13 de dezembro, no Espaço Brasil, realizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX), contará também com outras participações do CEBDS. A plenária discutirá desafios e oportunidades para a precificação de carbono no Brasil, a experiência brasileira no Diálogo de Talanoa sobre Mudanças Climáticas, estratégias e soluções de negócios na agenda climática, a Força Tarefa sobre Divulgação Financeira Climática (TCFD) e como atrair investimentos para cumprir a agenda climática.
Precificação de carbono
A precificação interna do carbono é destaque nos estudos, pois um mercado de carbono regulado é um dos principais instrumentos de um conjunto de políticas públicas e empresariais para evitar que o acréscimo na temperatura média do planeta não ultrapasse a faixa de 1,5 a 2 graus Celsius até o fim deste século. Um preço robusto para o carbono, que estimule um redirecionamento de investimentos para tecnologias mais limpas, é recomendado pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) como a estratégia mais efetiva para prevenir uma mudança mais perigosa no clima do planeta.
Marina Grossi, que além de presidir o CEBDS é integrante do steering committee do Carbon Pricing Leadership Coalition (CPLC), destaca que a precificação de carbono é caminho fundamental para o cumprimento da NDC brasileira, e defende que o mecanismo financeiro poder ajudar o Brasil a se tornar líder global em economia de baixo carbono.
“É possível reduzir emissões de GEE a custos menores no Brasil do que em outros países. Além disso, os preços internos de carbono das empresas brasileiras possuem um custo consideravelmente menor que em outros países”, ressalta.
Marina Grossi, presidente do CEBDS – Foto: Divulgação
Confira a programação completa da atuação do Brasil na COP 24
Narew
Terça-feira, 13/12
SIDE EVENT OFICIAL
16h45 às 18h15 – Rising the ambition: long term strategies in Brazil. Business and society engaged
Ana Carolina Szklo – Institutional Development Director at Brazilian Business Council for Sustainable Development
Solange Ribeiro – Deputy Director Presidente – Neoenergia
Virgilio Viana – General Director – Amazonas Sustainable Foundation
Marcelo Dutra – State Secretary – Amazonas Secretariat of Environment
Espaço Brasil
Segunda-feira – 10/12 – Legacy Day
18h30 às 19h40 – Estratégia de Longo Prazo (LTS) do Brasil para 2050
FBMC + WRI + CEBDS + Instituto Escolhas
Quarta-feira – 12/12 – Land use day
10h às 11h10 – A importância e o papel da agenda de uso da terra para o desenvolvimento do Brasil
Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura + SRB + Ipam + WRI + CEBDS + IDS + WWF + Solidaridad
Quinta-feira – 13/12 – Business Day
10h às 11h10 – Proposta para precificação de carbono no Brasil: desafios e oportunidades
CEBDS + CDP + FGVces + ICS + Braskem
14h às 15h10 – Diálogo de Talanoa: a experiência brasileira
CEBDS + MMA + MRE + Observatório do Clima + MMA Uruguai
15h30 às 16h40 – Força-tarefa sobre divulgações financeiras relacionada ao clima (TCFD)
CEBDS + Bloomberg + FGVces + KPMG
17h às 18h10 – Estratégias empresariais e soluções de negócios na agenda climática: como atrair investimentos
CEBDS + ABEeólica + Absolar + Empresas
18h30 às 19h40 – Contribuições e iniciativas do setor privado brasileiro no âmbito da agenda sobre mudança do clima
CEBDS + Votorantim Cimentos + Braskem + Bayer +Votorantim
NDC Partnership Pavilion
Quarta-feira, 12/12
15h às 16h30 – FBMC – NDC Partnership
FBMC + WRI Brasil + Ministério do Meio Ambiente + CEBDS
Além das atividades oficiais do CEBDS, confira também a programação recomendada pelo CEBDS de importantes parceiros: WBCSD, Coalizão Brasil Florestas e Agricultura e do Espaço Brasil, da APEX.