Foto: Ilustrativa/MacRebur
POR – DÉBORA SPITZCOVSKY / NEO MONDO
Já imaginou se todo o lixo plástico do mundo fosse transformado em estradas, em vez de poluir rios e oceanos e superlotar aterros?
Os sócios britânicos Toby, Nick e Gordon não só imaginaram como fizeram acontecer. Juntos, eles fundaram a MacRebur®, empresa que está causando furor na Europa ao utilizar resíduos plásticos retirados dos oceanos e aterros sanitários para construir estradas.
A ideia é simples: substituir o petróleo usado para fazer asfalto pelos resíduos plásticos – que têm a mesma matéria-prima. Foram 18 meses de testes até os sócios chegarem à solução ideal. Trata-se do MR6, um “aditivo aglutinante de alto desempenho” que, na prática, garante estradas 60% mais resistentes do que as construídas com asfalto convencional.
Quer melhor? A matéria-prima (lixo!) sai muito mais em conta, o que barateia o preço da construção e, como resultado, tem-se um asfalto muito mais durável (e com bem menos buracos!). Sem contar as toneladas e mais toneladas de lixo plástico que são retiradas do meio ambiente. Segundo os criadores, cada tonelada de asfalto leva de três a dez quilos de resíduos plásticos, que deixam de poluir rios e oceanos ou, ainda, de superlotar aterros. É ou não é uma ideia e tanto?
Assista ao vídeo da iniciativa abaixo para saber mais. Nosso desejo é um só: que todos os países peguem essa estrada rumo a um mundo com menos poluição plástica!