POR – RACE COMUNICAÇÃO / NEO MONDO
Hoje, quinta-feira, dia 13 de dezembro, celebra-se uma das mais importantes datas na luta contra o preconceito e a discriminação: o Dia Nacional do Cego, também conhecido como Dia Nacional do Deficiente Visual
A ocasião é lembrada desde 1961, quando foi instituída pelo então presidente da República, Jânio Quadros. Segundo o último censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), em 2010, o Brasil tem 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual, sendo 582 mil cegas e seis milhões com baixa visão. Dentro deste grupo, está João Aparecido Bernadelli. Deficiente visual de nascença, ele trabalha como técnico de atendimento ao cliente da Allianz Partners.
Auxiliando diariamente os clientes de uma grande montadora que ligam solicitando assistência, João trabalha na empresa há sete anos no período noturno. “Quando entrei na empresa ocupava o cargo de analista. Após participar de cursos de capacitação e treinamentos, passei a colaborar com a área técnica de atendimento”, comenta João.
João Bernadelli – Foto: Divulgação
João conta que, certa vez, atendeu ao chamado de um cliente aflito, pois seu veículo havia parado na estrada no meio da noite, distante de uma concessionária ou mecânico. “O cliente informou que o caminhão estava sem potência no motor. Me coloquei na situação do cliente, ele parecia muito assustado e também preocupado, pois transportava carga perecível. Diante da situação, fiz alguns questionamentos para entender o caso e o local em que ele se encontrava. Depois de acalmá-lo, sugeri que ele realizasse o reset de módulo, que consiste em desconectar a bateria para que o sistema do computador de bordo se reinicie e corrija as prováveis falhas. Assim foi possível descobrir por que o caminhão estava perdendo potência e, após reconectar a bateria, conseguimos solucionar o problema para que ele seguisse o trajeto”, relata ele.
Com força de vontade e determinação, Bernardelli conta com a ajuda de colegas de trabalho e, principalmente, com recursos de acessibilidade que a empresa disponibiliza como, por exemplo, a plataforma Virtual Vision, que auxilia profissionais com deficiência visual a acessarem sistemas e aplicativos em seus computadores e atender melhor ao cliente. O técnico garante que se mantém motivado e feliz com o ambiente de trabalho “Tenho a oportunidade de interagir com pessoas mais jovens e compartilhar conhecimentos. Mas minha maior satisfação é poder atender e ajudar as pessoas que se encontram em situações adversas em qualquer lugar do país”, afirma João.