Foto: 12019/Creative Commons
POR – JÉSSICA MIWA* / NEO MONDO
Buscando reduzir o trânsito urbano e melhorar a qualidade do ar, o governo de Luxemburgo promete gratuidade do transporte público no país
A iniciativa, que incluirá trens e ônibus, deve ser implementada em meados de 2019 segundo o primeiro ministro do país, Xavier Bettel, reeleito recentemente.
Luxemburgo é o menor país membro da União Europeia, com a população de aproximadamente 600 mil pessoas, mas é um dos mais ricos também!
Leia também: Indonésia passa a aceitar garrafas plásticas como forma de pagamento para transporte público
Apesar de ter apenas 100 mil habitantes na cidade de Luxemburgo, ela tem um dos piores congestionamentos do mundo! Isso porque cerca de 400 mil pessoas, incluindo moradores de fronteira com França, Bélgica e Alemanha, viajam diariamente para a capital para trabalhar.
Atualmente o preço da passagem é de €2, aproximadamente R$8,51, mas inclui viagens intermunicipais. Jovens de até 20 anos já possuem passagem gratuita, bem como estudantes de demais idades. Mas agora a medida beneficiará cidadãos em escala nacional, que possui sistema de transporte público entre as principais cidades do país. Já imaginou que incrível?
O “problema” a ser discutido agora é como funcionará a divisão de primeira classe nos trens.
*Jéssica Miwa
Mãe do Gael, Googler, jornalista e cofundadora do The Greenest Post. Acredita em pequenas ações que podem mudar o mundo.