POR – TEXTUAL COMUNICAÇÃO / NEO MONDO
A Itaúsa e o Itaú Unibanco foram reconhecidos pelo CDP Latin America como Líderes em Transparência, por terem atingido a pontuação A- na edição atual do questionário relacionado às mudanças climáticas. Esta foi a primeira vez que o CDP trouxe perguntas relacionadas às recomendações do documento “Task Force on Climate-related Financial Disclosures” (TCFD), publicado pelo Financial Stability Board em 2017.
Criada em 2000, o CDP reúne mais de 650 investidores com aproximadamente US$ 80 trilhões de dólares em ativos sob gestão, e fornece o maior e mais completo sistema global de divulgação de dados ambientais.
Posicionamento revisto
Em Dezembro de 2018, o Itaú Unibanco revisitou a abordagem para tratar de temas relacionados às mudanças climáticas e lançou posicionamento, conectado com as diretrizes do “Task Force on Climate-related Financial Disclosures” (TCFD), para nortear a atuação da instituição. A iniciativa incorpora uma série de variáveis na estratégia de negócio do banco, com objetivo de estimular a transição para uma economia de baixo carbono. Com isso, busca influenciar sua cadeia de valor, abrangendo clientes e fornecedores. Contempla também a ampliação, em seus polos e unidades administrativas, do uso de energia proveniente de fontes renováveis.