POR – 1 PAPO RETO,
PARA COALIZÃO VERDE (1 PAPO RETO, CENÁRIO AGRO e NEO MONDO)
Diz o ditado que O lixo de uma pessoa também pode ser o seu tesouro. Pois é a partir dessa lógica que o Comitê Olímpico Tóquio 2020 vem convencendo a população da cidade a doar seus smartphone, iPads e computadores fora de uso. Por meio do processo de reciclagem são extraídos destes aparelhos o bronze, a prata e o ouro usados para confeccionar as cerca de cinco mil medalhas que serão entregues durante a Olimpíada e a Paralimpíada 2020.
A iniciativa inédita é vista como uma forma de reforçar o caráter sustentável desta edição dos jogos. “Nosso objetivo é que todas as medalhas entregues sejam feitas de material retirado de equipamentos, reciclados de forma correta, utilizando a tecnologia desenvolvida no Japão”, disse o Comitê em recente comunicado à imprensa.
Processo inicial de separação dos componentes dos smartphones – Foto/Divulgação
Na verdade, o uso de material reciclado em Jogos Olímpicos não chega a ser inédito. Contudo, o trabalho desenvolvido em Tóquio vai além da simples reciclagem, pois envolve a população de forma mais efetiva. Desde outubro de 2008, os recicladores já conseguiram doar o equivalente a 2,7 toneladas de bronze, 4,1 toneladas de prata e 30,3 quilos de ouro.
A cada 100 smartphones é possível extrair três gramas de ouro. Pelo último levantamento, já foram coletados eletrônicos suficientes para confeccionar 93,7% das medalhas de ouro, 85,4% das de prata e 100% das de bronze. A campanha segue até 31 de março próximo e envolve 1.594 pontos de coleta em todas as regiões administrativas da cidade.
O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, participou de uma cerimônia simbólica ao lado de integrantes do Comitê Olímpico para expressar sua satisfação com os princípios sustentáveis adotados pela organização.
O lixo eletrônico se constitui num dos principais desafios para a gestão de resíduos sólidos, em termos globais. De acordo com levantamento da Organização das Nações Unidas (ONU), 45 milhões de toneladas são descartadas anualmente e somente 20% deste montante é reciclado.
Com informações do site Bored Panda.