Mateus Solano em filme da terceira fase da campanha Geração do Amanhã, que estreia no Dia Internacional da Água Foto: Divulgação/Globo
POR – REDAÇÃO NEO MONDO
Terceira fase da campanha Geração do Amanhã e participação especial em festival de sustentabilidade fazem parte das iniciativas promovidas pela empresa
Como parte de seu compromisso de promover a reflexão e incentivar uma mudança de atitude com relação ao desenvolvimento sustentável, à consciência ambiental e ao consumo consciente, a Globo prepara, para as próximas semanas, ações voltadas ao tema, dentro e fora das telas. A primeira delas é o lançamento da terceira fase da campanha Geração do Amanhã, que fala sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e que começa a ser veiculada no Dia Mundial da Água. Já entre os dias 25 e 31 deste mês, a empresa participa da 5ª edição do Green Nation, um dos principais eventos sobre sustentabilidade do país, com a iniciativa ‘Verdejando’ e mesas de debate da plataforma ‘Menos é Mais’, voltada para o consumo consciente.
A campanha Geração do Amanhã é parte da estratégia da Globo para promover os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda firmada em 2015 por 193 países junto à ONU, para acabar com a pobreza, lutar contra as desigualdades e a injustiça e combater as mudanças climáticas até 2030. Com foco nos pontos dedicados aos recursos hídricos, “Água e Saneamento” e “Vida na Água”, os dois primeiros filmes da nova fase destacam a importância da preservação do recurso e o direito ao acesso à água potável – estreiam neste dia 22 para celebrar o Dia Mundial da Água. Estrelados por Mateus Solano, os 10 filmes desta terceira fase da campanha serão exibidos na programação, na rádio Globo e nos perfis oficiais da Globo nas redes sociais.
Já como parte das ações no Green Nation, no dia 28, a empresa promove o debate “Água, uma responsabilidade de quem?”. Com mediação do jornalista Roberto Kovalick, a mesa conta com a participação de Mateus Solano; Samuel Barreto, biólogo e gerente de Segurança Hídrica da The Nature Conservancy Brasil; e Ana Paula Fracalanza, professora doutora da EACH/USP, com experiência em gestão de recursos hídricos. O encontro acontece das 15h às 16h30, e tem como objetivo discutir questões relacionadas aos recursos hídricos e ao papel de cada um para a preservação da água. No dia 30, das 11h às 11h50, um espaço de conversa e cocriação focado em sustentabilidade ambiental receberá o público para trocar ideias e experiências com a equipe da Globo. As sugestões poderão ser aplicadas na abordagem de diversos temas pela empresa.
Em todos os dias do evento, o Verdejando, iniciativa da Globo que promove a conscientização e mobilização da população sobre a importância do verde nas cidades, vai oferecer uma experiência sensorial de conexão com a natureza, passando por uma vivência dos ciclos naturais das plantas em três estações que representam a germinação, o cultivo e a compostagem. O público vai poder colocar a mão na terra, plantar e ter contato real com o verde. Toda essa experiência servirá de inspiração para o público criar uma obra coletiva e temporária, na linha do land art (arte com a natureza), obra que vai se renovar a cada grupo que passar pelo espaço. Além da experiência, o projeto vai deixar também um legado para a cidade: todas as mudas plantadas, de hortaliças e leguminosas, serão doadas para hortas urbanas comunitárias, e as 120 árvores que farão parte da cenografia do espaço serão plantadas em espaços públicos durante as ações do Verdejando, em setembro.
Realizado pelo Centro de Cultura, Informação e Meio Ambiente, o Green Nation acontecerá, de 25 a 31 de março, no Pavilhão das Culturas Brasileiras do Parque do Ibirapuera, em São Paulo. A entrada é gratuita e a classificação é livre.