POR – PLANIN COMUNICAÇÃO / NEO MONDO
Iniciativa já contribuiu com a recuperação de mais de 300 nascentes de um dos principais rios brasileiros
O Projeto Nascentes do Mucuri, iniciativa da Suzano, completa dois anos nesta sexta-feira (22). O movimento tem como objetivo garantir a perpetuidade do Mucuri, um dos principais rios brasileiros, estimulando a recuperação e a cultura de preservação de milhares de nascentes. Atualmente, são 339 nascentes em restauração que já contaram com o apoio e mobilização de mais de 9.900 pessoas.
O projeto realiza atividades que estimulam a proteção das nascentes do rio e das milhares de histórias que foram construídas em seu curso. Uma das atividades desenvolvidas é o plantio de mudas de espécies nativas. Desde 2017 já foram plantadas mais de 49.000 mudas às margens do Rio Mucuri.
Em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado também nesta sexta-feira, mais um plantio será realizado, dessa vez em Itabatã (BA), com a previsão de participação de 500 voluntários, entre colaboradores, familiares e alunos de escolas.
Quando o projeto foi criado e estruturado, o primeiro passo envolveu a elaboração de um diagnóstico das áreas de preservação permanente da Bacia Hidrográfica do Rio Mucuri e seus passivos, de suas principais nascentes e da cadeia de restauração florestal já existente na região. A partir de então, as ações vêm sendo desenvolvidas em prol de sua restauração e preservação.
“Por meio dessa iniciativa nós conseguimos fomentar a perenidade desse importante rio para a comunidade, juntamente com a economia e o ecossistema regional. Nosso objetivo é que o projeto evolua cada vez mais para ainda mais nascentes e continue contando com o apoio de diversos parceiros”, afirma Yugo Matsuda, Gerente de Meio Ambiente da Suzano na região.
A iniciativa idealizada pela Suzano conta com parcerias do setor privado, ONGs, órgãos do governo e pessoas físicas. A partir desses esforços coletivos, promove ações com foco em educação ambiental e qualificação dos produtores locais para consolidação de uma cultura de preservação, fomentando o desenho e consolidação de políticas públicas e parcerias estratégicas para estímulo de toda a cadeia envolvida no processo, além da restauração propriamente dita das nascentes.
O rio
O Rio Mucuri nasce no nordeste de Minas Gerais e deságua no sul da Bahia, percorrendo 446 km em uma área com cerca de 15.400 km² e que beneficia 537 mil habitantes. Ponto-chave para a economia local, destacam-se na região a agropecuária e o turismo. Por isso, o rio contribui para um ecossistema que engloba a comunidade local e os animais que ali vivem, incluindo espécies de peixes como lambari, tainha, robalo, piabanha, piaba, traíra e tilápia, destaques na atividade pesqueira.