POR – RACE COMUNICAÇÃO / NEO MONDO
PACSCRAP pretende gerar até 60% de economia para órgãos públicos na gestão de resíduos sólidos e reproduz funcionamento da plataforma em evento
O PACSCRAP, aplicativo criado em 2018 com o objetivo de reduzir o descarte de resíduos em aterros sanitários e lixões, formatou um modelo de parceria inédito para o Mind7 Startup, evento que contará com a presença de aceleradoras e fundos de investimento nos dias 17 e 18 de maio, em Caxias do Sul (RS). A startup criadora da plataforma, OSucateiro.com, reproduzirá em pequena escala o potencial da ferramenta para o gerenciamento do lixo das cidades, criando um encontro 100% sustentável.
Presente em mais de 90 países e disponível em três idiomas, OSucateiro.com é um sistema global de gerenciamento de sobras e ociosidade nas organizações. A startup permite que empresas coloquem de volta no mercado equipamentos sem uso e até mesmo espaços ociosos. Recentemente selecionada pelo programa de aceleração InovAtiva Brasil, a organização é responsável pela criação do PACSCRAP.
Para reproduzir o sistema no Mind7 Startup, a equipe mapeou os Pavilhões da Festa da Uva, onde o evento será realizado, para definir como deveriam estar posicionados os sistemas de coleta de resíduos. “Contatamos as empresas que estarão presentes na praça de alimentação para entender quais tipos de resíduos cada uma produzirá. Com base nisso, definimos os locais estratégicos para os pontos de lixeiras. Não faria sentido um lixo orgânico em um local de palestras, por exemplo”, explica Rafael Valentini, CEO do OSucateiro.com.
Com base no mapeamento, foram definidos 50 pontos de lixeiras no local, sendo que três são ecopontos para lixos eletrônicos. Em cada um deles, será disponibilizado um totem com QR Codes, por meio dos quais será possível tirar dúvidas sobre o correto descarte de cada material. Em determinados intervalos, catadores de material reciclável recolherão o lixo para uma estação de reciclagem, onde será feita a separação adequada dos materiais.
“Nosso objetivo é promover a consciência sobre a necessidade de as cidades reorganizarem a produção e o destino dos resíduos”, comenta Rafael. “Por meio dessa experiência ‘micro’, queremos mostrar que empresas, cidadãos e toda a sociedade podem se beneficiar desse processo, tanto social quanto economicamente”.
Todo o lixo produzido durante o Mind7 Startup será vendido para parceiros do OSucateiro.com – o lixo orgânico será destinado a um projeto de compostagem e os recicláveis serão disponibilizados para venda por meio da plataforma. Em escala “macro”, a perspectiva do PACSCRAP, que não tem custo algum para prefeituras ou para a população, é de gerar até 60% de economia para o poder público na gestão de resíduos sólidos.
Serviço – Mind7 Startup
Data: 17 e 18 de maio de 2019
Horário: das 8h às 18h
Local: Pavilhões da Festa da Uva
Mais informações: http://www.mind7startup.com.br/