Da esquerda para a direita, Ariel Alexovich, coordenadora do Festival ODS em Ação, o cineasta Tadeu Jungle, e Lisa Russell, cineasta e integrante do júri do Festival. Foto: ONU Objetivos Globais
POR – FERNANDA THOMPSON ESTRATÉGIAS / NEO MONDO
Documentário sobre desastre ambiental em Mariana (MG) é o vencedor na categoria Realidade Virtual, dentro do Festival SDGs in Action Film
“Rio de Lama”, documentário realizado em Realidade Virtual sobre o rompimento da barragem da Samarco, em Mariana, é o vencedor do prêmio de melhor filme do SDGs (Sustainable Development Goals) in Action Film Festival na categoria de Realidade Virtual. O anúncio dos vencedores aconteceu hoje (11) na sede da ONU (Organizações das Nações Unidas), em Nova York.
Dirigido por Tadeu Jungle da produtora Junglebee, “Rio de Lama”, que foi o primeiro filme em VR a ter uma exibição pública no Brasil, retrata os escombros da vila Bento Rodrigues em contraposição com a memória de seus antigos moradores.
O Global SDG Awards é coordenado pelo Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da ONU, responsável pelas Metas de Desenvolvimento Sustentável (ODS – SDGs, sigla em inglês). A competição envolve curtas-metragens que destacam como as pessoas e as organizações ao redor do mundo estão trabalhando em soluções tangíveis para as maiores ameaças do planeta e, com isso, transformando as 17 metas para sustentabilidade global em realidade.
Segundo Tadeu, é uma honra receber um prêmio dessa magnitude na ONU: “Pena que seja para mostrar uma tragédia ambiental que poderia ter sido evitada, não fosse a ganância e má gestão empresarial de alguns. Porém, tenho certeza que vai nos ajudar a colocar uma luz mais forte sobre o assunto de barragens de rejeitos no Brasil, além de alargar os horizontes da Realidade Virtual”.
“Rio de Lama” explora a empatia como ferramenta para trabalhar soluções em um dos maiores desastres ambientais brasileiros, ocorrido em 2015. O curta busca sensibilizar a sociedade sobre a tragédia e fazer um chamamento para que se construa um memorial para a cidade.
“Rio de Lama” foi a primeira parceria entre Tadeu Jungle e o Alana. Depois disso, criou-se a Junglebee que faz parte do AlanaLab (Núcleo de Negócios de Comunicação de Impacto Alana), onde estão juntos para imaginar e trabalhar para um mundo sustentável e justo.