PRAÇA VICTOR CIVITA – FOTO:DIVULGAÇÃO
POR – BAOBÁ COMUNICAÇÃO / NEO MONDO
Voltada para a capacitação profissional gratuita de jovens e adultos, iniciativa prevê o desenvolvimento de habilidades para o setor produtivo da moda
A Praça Victor Civita irá acolher, a partir de setembro, um LAB de moda para jovens. A iniciativa surgiu entre uma parceria da Quest/Zeppelin e da Faculdade Santa Marcelina e conta com patrocínio da Pernambucanas por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal e apoio da Prefeitura de São Paulo. Com início previsto para setembro, o projeto Ponto da Moda irá implantar um centro de formação cultural dedicado à disseminação, reflexão, produção, transformação e difusão por meio do universo do vestuário e da moda brasileira, tendo por objetivo a capacitação profissional e a geração de emprego e renda para jovens de 16 a 21 anos de idade.
“Nesse cenário, queremos impactar e transformar a realidade social e cultural dos participantes, oferecendo um processo de formação e capacitação para atuação no setor produtivo da moda”, diz o gerente de Projetos da Quest/Zeppelin, Diego Almeida de Souza. Complementarmente, ele diz: “Queremos formar agentes capazes de ingressar e serem inseridos no mercado de trabalho ou até mesmo empreendendo um novo negócio”.
Sob a coordenação da professora Renata Zaganin (estilista, ilustradora e designer gráfica com 29 anos de experiência em grandes empresas do setor moda e docente há quase 30 anos), uma equipe de professores da Santa Marcelina assumirá as disciplinas que compõem a grade de matérias do período de formação dos alunos. A mesma instituição de ensino fará, ao final, a entrega dos certificados de participação.
Quanto à relevância deste projeto, Renata afirma: “O Ponto da Moda tem algo muito peculiar, pois as aulas foram estruturadas para o melhor aproveitamento dos alunos. Acreditamos que a construção do saber sensível está diretamente ligada ao processo profissionalizante. Para nós da equipe docente, as disciplinas que serão oferecidas aliam, de forma equilibrada, capacitação técnica e desenvolvimento perceptivo-criativo. Para isso, teremos um espaço à disposição, o qual conta com uma estrutura totalmente planejada para trabalhos em forma de laboratórios ou ateliês para desenvolvermos aulas teóricas e práticas. Nessa missão tão abrangente teremos a colaboração de tutores com grande experiência tanto no mercado como no ensino superior de moda. Creio que é uma oportunidade única de crescimento pessoal e profissional para esses jovens”, avalia.
O “Ponto da Moda” irá oferecer 80 vagas em um curso livre e gratuito voltado a jovens e adultos entre 16 e 21 anos de idade, divididos em três turmas. Serão dois encontros semanais com duração de 3 horas/aula em cada dia, totalizando 144 horas de formação para cada turma.
Nesse contexto, o de ‘fazer junto’, os integrantes atuarão em trios, formato de trabalho que requer constante troca, construção coletiva e fruição do bem cultural que será objeto de análise e criação. Ao final do período de formação os participantes apresentarão seu processo criativo e itens produzidos em uma mostra/desfile para a comunidade, assim como os possíveis caminhos profissionais que surgirem entre os colegas do curso.
As inscrições para participação do projeto começam em 2 de agosto. O processo seletivo, dividido em duas fases, inclui preenchimento do questionário online para verificação do perfil do candidato, seguido de entrevista presencial com a coordenação e equipe pedagógica. O link para preenchimento AQUI.
As aulas estão previstas para iniciar em setembro e maiores informações podem ser encontradas na página oficial do facebook “Oficina Ponto da Moda”.