Spazio Parthenon da MRV Engenharia – Foto Vladimir Araujo
POR – MRV ENGENHARIA / NEO MONDO
Durante a Climate Week, realizada pela agência de mudanças climáticas da ONU em parceria com o governo brasileiro, a MRV mostrou suas ações e esforços em prol da sustentabilidade
Contribuir para a construção de cidades mais sustentáveis. Este é o principal objetivo da MRV nos próximos 10 anos, de acordo com o diretor de Relações Institucionais e Sustentabilidade da MRV, Raphael Lafetá. O executivo esteve em Salvador para participar da conferência Climate Week – Semana Climática da América Latina e Caribe, realizada pela agência de mudanças climáticas da ONU em parceria com o governo brasileiro, ao lado de Luis Henrique Capanema, Gestor Executivo de Relações Institucionais e Sustentabilidade da empresa. Na ocasião, eles apresentaram o relatório inédito com as análises e previsões da construtora para os próximos dez anos.
O “Visão 2030 MRV” relata as ações já realizadas pela construtora ao longo dos últimos anos, além de um novo plano de ações para atingir os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) apresentados pela ONU na próxima década. “Para alcançar esses resultados em 2030, precisamos de ações imediatas e estamos trabalhando, há alguns anos, para alinhar os ODS com nossas atividades, buscando aumentar nossa capacidade para contribuir com seu atingimento. Nesse ano, tenho a convicção de que a MRV estará se consolidando como uma empresa sustentável”, comenta Lafetá.
Para isso, a companhia criou a Diretoria Executiva de Relações Institucionais e Sustentabilidade, que está à frente das ações e esforços para atingir a meta. Entre as iniciativas que a MRV já desenvolve nas cidades onde atua, estão: o Vizinho do Bem, programa de relacionamento entre a construtora e a comunidade durante o tempo de construção; Escola Nota 10, que tem o propósito promover o desenvolvimento integral de seus colaboradores por meio da oferta contínua de cursos de alfabetização, inclusão digital e de qualificação profissional; métodos construtivos ágeis que diminui os resíduos nas obras; MRV SIM, que pensa a mobilidade urbana; além de oferecer energia limpa e sustentável em seus empreendimentos, entre outros.
Durante o Climate Week, no painel “O Loop de Ambição: Como os negócios e o governo podem promover políticas que acelerem o crescimento econômico de zero carbono”, Luis Henrique Capanema mostrou a expertise que a MRV possui na geração de energia fotovoltaica, através da instalação de placas solares em seus condomínios. A iniciativa abordou outros projetos empresariais de baixa emissão de carbono e como elas possuem ações diretas com as políticas públicas envolvendo energia elétrica e diminuição do desmatamento por meio de painéis e participações de diversas empresas e instituições.
“Iniciamos em 2016 o uso de energia solar fotovoltaica em nossos empreendimentos e pretendemos, até 2022, lançar todos os novos produtos com a tecnologia. A estreia do projeto ocorreu em Salvador com a entrega do condomínio Spazio Solar do Parque, no bairro Narandiba”, relembra Capanema.
Atualmente, a empresa faz parte da Comissão Brasileira do Pacto Global, da ONU, do Comitê Institucional do Instituto Ethos e figura na carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial – ISE, da B3.