Foto – Pixabay
POR – LVBA COMUNICAÇÃO / NEO MONDO
A Nokia anunciou hoje que sua solução de resfriamento líquido de estação radiobase 5G ajudou a operadora móvel finlandesa, Elisa, a reduzir os potenciais gastos de energia de sua estação radiobase em 30% e as emissões de CO2 em aproximadamente 80%. Esta é a primeira vez que uma solução comercial de resfriamento líquido 5G é implantada em qualquer lugar do mundo e destaca o forte compromisso da Nokia com a sustentabilidade e o combate às mudanças climáticas
- Nokia é o único fornecedor a oferecer solução de resfriamento líquido de estação radiobase em todas as gerações de redes
- A estação radiobase 5G AirScale resfriada a líquido é mais um marco no compromisso da Nokia com a sustentabilidade e o combate às mudanças climáticas
- A solução permite que as operadoras reduzam suas despesas de energia nos sites BTS em 30% e emissões de CO2 em 80%
A solução desenvolvida pela Nokia Bell Labs permitirá que a operadora Elisa atinja 30% menor consumo de energia e economias relacionadas em seu site em Helsinque, na Finlândia. Cerca de 90% da energia consumida pelas estações radiobase é convertida em calor desperdiçado, no entanto, com uma opção de reutilização de calor – onde o calor dos resíduos é convertido e reaproveitado – a operadora conseguiu reduzir suas emissões de CO2 em aproximadamente 80%.
Os sites refrigerados a líquido são silenciosos, não exigem nenhuma manutenção, e podem ser 50% menores e 30% mais leves do que as unidades de ar condicionado padrão. Eles oferecem aos operadores e proprietários de estações radiobase economias significativas e potencialmente maior vida útil dos componentes da estação radiobase.
A inovação tecnológica desempenha um papel fundamental na busca de um planeta mais sustentável e uma vida melhor e mais saudável para todas as pessoas. O resfriamento líquido é outro exemplo do compromisso de longa data da Nokia com a sustentabilidade. Em 2019, a empresa entregou produtos de emissão zero para mais de 150 clientes em todo o mundo. Também está comprometida em diminuir as emissões de suas operações em 41% até 2030. 46% menos energia foi usada em média nos sites de estações radiobase de clientes que a Nokia modernizou em 2019 em comparação com aquelas em que seus clientes não se modernizaram. No ano passado, a Nokia também se juntou a um grupo de 87 empresas na cúpula climática das Nações Unidas para se comprometer a recalibrar suas metas climáticas baseadas na ciência e alinhadas com o cenário de aquecimento de 1,5°C.
Sami Komulainen, vice-presidente executivo de produção da Elisa, disse: “Elisa estabeleceu uma meta clara para ser neutra em carbono no final de 2020. Também queremos manter nossa liderança em 5G e continuar entre as principais operadoras do mundo a oferecer os amplos benefícios dessa nova tecnologia aos nossos clientes. Inovações como o resfriamento líquido de estação radiobase 5G da Nokia demonstram como o 5G pode ajudar a impulsionar a sustentabilidade.”
Tommi Uitto, presidente de redes móveis da Nokia, disse: “Nossa maior contribuição para superar os desafios mundiais de sustentabilidade é através das soluções e tecnologia que desenvolvemos e fornecemos. A Nokia foi a primeira a introduzir uma estação radiobase com resfriamento líquido em 2G, 3G e 4G com Elisa na Finlândia. Agora demonstramos a primeira estação radiobase AirScale 5G resfriada a líquido do mundo em operações comerciais, tornando o resfriamento líquido uma realidade para todas as gerações de redes. Esta solução inovadora apoia os operadores em sua busca por serem mais responsáveis ambientalmente, enquanto alcançam uma economia significativa de custos.”
Foto – Pixabay