Foto – fernando zhiminaicela por Pixabay
POR – FSB COMUNICAÇÃO / NEO MONDO
Empresa controlada da ENGIE, que tem a mais extensa rede de gasodutos de transporte de gás natural do país, aportou recursos para a implantação de uma Central de processamento de testes de Covid-19 na Bahia
Diante do desafio de combate ao Covid-19, a Transportadora Associada de Gás – TAG firmou apoio à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por meio do programa Unidos Contra a Covid-19 (unidos.fiocruz.br), doando mais de R$ 1 milhão para a implantação de uma central de processamento de testes de Covid-19 da instituição, na Bahia.
A central, localizada no campus do Instituto Gonçalo Muniz (IGM/Fiocruz Bahia), visa ampliar a capacidade de processamento de exames de diagnósticos para o SARS-CoV-2, em colaboração ao Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (Lacen). Serão realizados cerca de 250 testes moleculares por dia.
A central na Bahia faz parte da estratégia nacional da Fiocruz de aumentar a capacidade de realização de exames diagnósticos moleculares para o Sars-CoV-2 e do processamento desses exames em tempo reduzido.
“Estamos unindo esforços para superarmos as dificuldades impostas por este momento tão delicado e que impacta a vida de todos. Com este apoio, poderemos colaborar de maneira efetiva para o diagnóstico e enfrentamento da evolução da doença e para vencermos esta crise sem precedentes”, afirma Gustavo Labanca, diretor-presidente da TAG. A TAG possui atualmente 1.200km de gasodutos no estado da Bahia e atua no transporte de gás natural, que garante o abastecimento de cidades e indústrias.
A estrutura, que funcionará dentro do IGM-Fiocruz, será mantida de forma permanente para a continuidade de ações de diagnóstico e enfrentamento a endemias e surtos futuros.
“Para nós, é essencial podermos continuar contribuindo para o cuidado às comunidades onde atuamos. Desde o início da pandemia, adotamos medidas para salvaguardar a saúde e segurança de nossos colaboradores, uma premissa fundamental para nós, ao mesmo tempo em que garantimos a normalidade das nossas operações que são essenciais à sociedade”, finaliza Gustavo.
A TAG é controlada pela ENGIE, maior empresa privada de energia do Brasil, que atua em geração, comercialização e transmissão de energia elétrica e soluções energéticas, em consórcio com o Caisse de dépôt et placement du Québec (CDPQ), investidor institucional de longo prazo que administra fundos principalmente para planos de previdência e seguros públicos e parapúblicos. A Petrobras mantém uma participação minoritária no capital da Companhia.