Mico-leão-dourado – Foto: Pixabay
POR – FSB COMUNICAÇÃO / NEO MONDO
No dia 2 de agosto, Dia Internacional do Mico-leão-dourado, a ExxonMobil reafirma seu compromisso com a preservação de dois símbolos brasileiros que estão ameaçados de extinção: o mico-leão-dourado e a Mata Atlântica
A ExxonMobil renova por mais um ano o apoio ao à Associação Mico-leão-dourado (AMLD) por meio do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO). O aporte de R﹩ 500 mil vai auxiliar na na criação do Parque Ecológico Mico-leão-dourado, previsto para inaugurar no segundo semestre de 2021, em Silva Jardim (RJ), em 100 hectares da sede da AMLD. A contribuição dará suporte em três áreas: infraestrutura, comunicação e manutenção de 20 mil mudas plantadas em 2019, além da construção de um deck de observação.
“Há um ano, quando demos início ao nosso programa, nos unimos a essa causa importantíssima que é a preservação de dois símbolos nacionais. Agora, que a AMLD criará o parque, queremos conscientizar mais pessoas sobre a importância do compromisso com a preservação ambiental”, diz Valéria Rossi, responsável pela área de Assuntos Institucionais e Governamentais da ExxonMobil no Brasil.
A nova infraestrutura permitirá a visita guiada no parque e nas trilhas. Uma das atrações será um deck para a observação da fauna e da flora locais e do primeiro viaduto vegetado em estrada federal no Brasil, na rodovia BR-101.
O parque contará com equipamentos audiovisuais com conteúdo sobre a área e os micos-leões-dourados e também promoverá eventos de arte, feiras agroecológicas e palestras. Equipes treinadas conduzirão os visitantes engajando-os com os esforços de preservação do meio ambiente.
“O parque ecológico proporcionará uma extraordinária experiência, observar o mico-leão-dourado em seu habitat natural, o que gera empatia, central para a preservação ambiental. O FUNBIO, tem o privilégio de mais uma vez apoiar a AMLD.”, diz Alexandre Ferrazoli, gerente do projeto no FUNBIO.
“Com a renovação desta parceria a ExxonMobil e o FUNBIO consolidam-se como parceiros estratégicos do programa. Neste segundo ano de trabalho pretendemos ampliar o engajamento público na conservação da biodiversidade. A consolidação do Parque Ecológico Mico-leão-dourado é um sonho que aos poucos vai se concretizando”, diz o geógrafo Luis Paulo Ferraz, secretário executivo da AMLD.
Mata Atlântica – Foto: Pixabay