Foto – Divulgação
POR – EMBRAPA* / NEO MONDO
Webinários abordarão desafios para alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
A Embrapa organiza com parceiros, neste mês de setembro, dois importantes webinários que vão discutir os desafios para redução das perdas e do desperdício de alimentos. O primeiro está marcado para o próximo dia 17 de setembro às 13h30 (inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui).
Depois, no dia 29 às 16h (Transmissão ao vivo: www.embrapa.br/youtube) no Dia Internacional de Conscientização Sobre Perdas e Desperdício de Alimentos, o evento vai contar com representantes da FAO no Brasil e WWF-Brasil.
O webinário do dia 17 é parte do 8º Fórum Mundial de Sustentabilidade sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O evento virtual envolve especialistas de diversos países para debater os eixos de “segurança alimentar e agricultura” e “transporte e mobilidade” alinhados aos ODS.
O pesquisador Gilmar Henz, da Secretaria de Inteligência de Relações Estratégicas, e o analista Gustavo Porpino, da Embrapa Alimentos e Territórios, irão abordar, respectivamente, os efeitos da pandemia na segurança alimentar e nutricional e oportunidades de políticas públicas alinhadas à redução do desperdício de alimentos.
O webinar terá ainda participações de Luciana Vieira (FGV-EAESP), Andrea Lago da Silva e Camila Colombo de Moraes (UFSCAR), e Daniele Eckert Matzembacher (UFRGS). A coordenação e moderação da sessão virtual será da pesquisadora Felicitas Schneider, do Thunen Institute.
Para Felicitas, que coordena o GT sobre perdas e desperdício de alimentos no MACS-G20 (Meeting of Agricultural Chief Scientists, vinculado ao G20), a cooperação com o Brasil fortalece a rede internacional de pesquisa e contribuições para políticas públicas, a fim de possibilitar redução considerável das perdas e desperdícios de alimentos em escala global.
“Parte desse objetivo é estabelecer, contribuir e manter uma rede global de especialistas trabalhando na área e apoiar a troca de conhecimento e a troca de experiências. Este webinário com a Embrapa e parceiros dá continuidade à participação do Thunen no workshop de lançamento da estratégia brasileira para redução do desperdício e à contribuição dos colegas do Brasil no workshop de Buenos Aires, que realizamos com a FAO em 2018”, comenta.
Foto – depositphotos
A pesquisadora salienta ainda que, neste ano, o encontro anual do MACS-G20 sobre o tema será virtual. A região de interesse neste ano é o Conselho de Cooperação do Golfo, que contempla Omã, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Qatar, Bahrein e Kuwait. O workshop do MACS-G20 sobre perdas e desperdício irá ocorrer em 15 de outubro.
Conscientização
No dia 29 às 16h, a Embrapa Agroindústria de Alimentos e a Embrapa Alimentos e Territórios realizam webinário para debater o tema do dia mundial, que é uma data estabelecida pelas Nações Unidas. O evento vai contar com Rafael Zavala, representante da FAO no Brasil, e Gabriela Yamaguchi, diretora de Sociedade Engajada da WWF-Brasil.
O pesquisador Murillo Freire Junior, da Embrapa Agroindústria de Alimentos, apresentará tecnologias pós-colheita para redução de perdas de alimentos. Também participa do evento online o analista Gustavo Porpino, que vai abordar oportunidades de redução do desperdício de alimentos. A moderação ficará a cargo da analista Aline Bastos, também da Embrapa Agroindústria de Alimentos.
Segundo o relatório mais recente da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO/ONU) sobre segurança alimentar e nutricional, disponível aqui, a manutenção dos atuais padrões alimentares globais implicará em custos de 1,3 trilhão de dólares ao ano em 2030 para o sistema de saúde com doenças relacionadas a má nutrição.
A FAO enfatiza a importância de ampliar a adoção de dietas saudáveis e sustentáveis e ressalta a necessidade de possibilitar à população de menor renda acesso a uma dieta saudável. No contexto do desafio de alimentar uma população mundial que chegará a 10 bilhões de pessoas em 2050, considera-se fundamental também reduzir as perdas e o desperdício de alimentos e aproveitar o máximo dos recursos que sustentam o sistema alimentar.
O Fórum Mundial de Sustentabilidade é coordenado pela MDPI Sustainability Foundation, com apoio da Universidade de Basel, Universidade de Genebra e da Rede de Soluções de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (UN-SDSN).
*Aline Bastos – Embrapa Agroindustria de Alimentos
*Gustavo Porpino – Embrapa Alimentos e Territórios
*Dalmo Silva – Embrapa Alimentos e Territórios