Foto – Pixabay
POR – REDAÇÃO NEO MONDO
Um dos principais problemas escancarados pelo Coronavírus foi o fechamento de muitos setores da economia, desde o varejo até a indústria
Para se ter uma ideia, segundo a pesquisa “Pulso-empresa: Impacto da Covid-19 nas empresas”, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que 4 em cada dez empresas paralisaram as atividades em junho por conta da pandemia. O mapeamento, coloca ainda o setor industrial como um dos mais afetados, com 35% das linhas de montagem fechadas.
Com esse cenário em mente, empresários tem buscado soluções para tornar a retomada segura, viável e mais eficaz, além de se prevenir caso ocorram novos fechamentos, se os casos vierem a aumentar. Quando falamos de indústria, a transformação digital pode ser uma aliada importante para otimizar produção, acelerar processos e beneficiar operações logística, mineradora e siderúrgica, tornando a indústria de base brasileira mais competitiva através de IoT, geoprocessamento e telemetria avançada.
Confira algumas medidas que podem ser tomadas:
Automação industrial
Um ponto chave para que uma indústria passe do mindset analógico para o digital é investir na automação. Para Denis Pineda, gerente regional da Universal Robots, empresa dinamarquesa líder na produção de braços robóticos industriais colaborativos, os cobots podem ser bons aliados nesse processo.
“Defendemos muito a visão de um modelo híbrido que seja contemplado por humanos e cobots para atingirmos maiores eficiências produtivas com menores impactos financeiros. Ao automatizar um determinado processo com um equipamento desse tipo, pode-se atingir ganhos expressivos em qualidade graças a repetibilidade e precisão dos cobots e isso já traz um impacto direto em KPIs tangíveis produtivos e intangíveis com relação à lealdade dos clientes, já que produtos sem defeitos geram satisfação dos usuários com relação à marca e causam um impacto logístico muito reduzido”, explica o especialista.
Gestão da logística interna em metalúrgicas e siderúrgicas
Com a missão tornar a indústria de base brasileira mais competitiva, por meio da tecnologia e algoritmos próprios, de forma desburocratizada, a GaussFleet, maior plataforma de gestão de máquinas móveis para mineradoras e siderúrgicas, oferece para o mercado tecnologias de geoprocessamento, telemetria avançada e IoT para melhorar a gestão de máquinas pesadas dentro de minas e usinas. Pela plataforma, é possível realizar automaticamente toda a medição de contratos dos veículos contratados de seus operadores logísticos, gerenciar a produtividade em tempo real com mais transparência e credibilidade na hora de apurar o faturamento dos veículos,. Além disso, permite realizar uma análise automática de ociosidade, manutenção e indisponibilidade, e partir daí conseguir atingir economias consideráveis e ainda, gerar uma economia na casa dos milhões para a operação.
Gestão de energia inteligente
Por meio da tecnologia e do uso de soluções de inteligência artificial, as empresas têm maior controle sobre os gastos de energia e com isso conseguem melhorar a eficiência de processos operacionais e reduzir o consumo nas áreas em que estão ocorrendo um custo maior. Em tempos de crise econômica, esse é um ponto muito importante dentro das empresas, independentemente do seu porte. A Ledax é um exemplo de empresa que oferece soluções em economia e energia por meio de iluminação LED, geração de energia fotovoltaica e gestão remota de energia e utilidades. Os clientes foco são grandes consumidores de energia, como indústrias, supermercados e clientes comerciais em geral. Suas soluções são customizadas para cada cliente a partir da análise do perfil de consumo e podem gerar economias de até 95% na conta de energia.