EDITORIAL
Cientistas estabeleceram um novo recorde para a identificação de fibras microplásticas – um recorde de altitude . Eles os encontraram a 8.440 metros de altura no Himalaia, quase no cume do Monte Everest .
Não deveria ser surpresa. Fibras microplásticas e fragmentos de polímeros – derivados de produtos plásticos e especialmente de resíduos plásticos – foram encontrados nos sedimentos no fundo do mar, nas praias ao redor das áridas ilhas da Antártica , no gelo ártico, nas superfícies do oceano e nos tecidos dos seres vivos, desde caracóis marinhos até baleias .
E à medida que a questão da poluição do plástico fazia parte da agenda política, agora também escalou o Monte Everest . Os pesquisadores relatam, na revista One Earth , que identificaram 12 partículas de plástico fibroso em cada litro de neve do ponto de medição mais alto, o chamado Balcão do Everest ; partículas também foram identificadas na água de riachos em grandes altitudes e em números ainda maiores – 79 por litro de neve – no famoso acampamento base do Everest.
O ano de 2020 trouxe a pandemia do Covid-19, que colocou em ainda mais evidência as desigualdades profundas em nosso país, não apenas de classe, como também de raça, expondo quão injusta e racista a sociedade brasileira ainda é — consequência de sua herança colonial. Na última sexta-feira (20), dia dedicado à Consciência Negra e de lembrar a luta de Zumbi dos Palmares em inúmeras cidades, novamente nos escandalizamos com mais um assassinato brutal de uma pessoa negra, João Alberto Silveira Freitas, ocorrido na véspera.
É inaceitável qualquer tentativa de reduzir o episódio a uma triste fatalidade. Tampouco é aceitável que as principais figuras de liderança do país, que deveriam estar à frente da luta por justiça social, como o Presidente da República e seu vice, façam declarações de cunho negacionista e que reforçam o racismo estrutural ao qual a sociedade brasileira há séculos se apoia. Ao não reconhecer o problema, o governo abre mão de seu papel e responsabilidade em resolvê-lo.
Não deixem de ler estas e outras matérias que preparamos com muito carinho e dedicação.
Nós do Instituto Neo Mondo, desejamos à todos um Feliz natal e um Ano Novo repleto de muita saúde e realizações!
Tenham uma ótima leitura.
Curtam, interajam e compartilhem!