Memorial dos mineiros de carvão, Greymouth, Nova Zelândia – Foto: Bernard Spragg, via Wikimedia Commons
POR – REDAÇÃO NEO MONDO COM INFORMAÇÕES DO PORTAL CLIMATE NEWS NERWORK
O preço do uso de qualquer energia em sua forma fóssil é colossal para a vida terrestre!
Alguém acha que os combustíveis fósseis deveriam ser mais caros? O verdadeiro preço do carvão, petróleo e gás – o custo que eles cobram da saúde humana e da destruição ambiental – nos setores de energia e transporte em todo o mundo pode chegar a quase US $ 25 trilhões (£ 18 trilhões).
E na medida de riqueza favorita dos economistas, isso é mais de um quarto de todo o Produto Interno Bruto mundial (PIB).
É bem conhecido e amplamente condenado que os combustíveis fósseis são subsidiados e seus custos “externos” raramente incluídos no preço .
Mas pesquisadores no Reino Unido e na Coréia relatam na revista Energy Research and Social Science que decidiram tentar colocar um preço em todas as “externalidades” – tanto os custos não registrados ou inesperados quanto os benefícios não considerados relacionados ao fornecimento de eletricidade , eficiência energética e transporte.
Sua estimativa considerada? Isso totaliza US $ 24,662 milhões. E medido em relação ao PIB global, que chega a 28,7%.
O que os cientistas veem nessa contabilidade é uma medida de como o mercado falhou com os sistemas de energia do mundo. Se os governos incluíssem os custos sociais, bem como os custos de produção de usinas nucleares e sistemas de geração com combustível fóssil, eles os declarariam economicamente inviáveis.
“Nossa pesquisa identificou custos ocultos imensos que quase nunca são levados em consideração nas despesas reais de dirigir um carro ou operar uma usina elétrica movida a carvão”, disse Benjamin Sovacool, da Universidade de Sussex, no Reino Unido, que liderou o estudo.
“Incluir esses custos mudaria drasticamente os processos de planejamento de menor custo e os portfólios de recursos integrados dos quais os fornecedores de energia e outros dependem. Não é que esses custos nunca sejam pagos pela sociedade, eles simplesmente não se refletem nos custos de energia. E, infelizmente, esses custos não são distribuídos de forma igual ou justa. ”
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O preço mais alto do carvão
O “fator externalidades” se estende a toda ação humana: há custos não considerados para os sistemas de energia eólica, hídrica, solar e outras energias renováveis. O que o professor Sovacool e seus colegas fizeram foi examinar 139 estudos separados desses custos ocultos para identificar 704 estimativas distintas de externalidades. Destes, 83 foram para fornecimento de energia, 13 para eficiência energética e 43 para transporte.
O carvão cobrava de longe o preço oculto mais alto nos mercados de energia de apenas quatro países e regiões: China, Europa, Índia e Estados Unidos. O carvão tinha três vezes mais “externalidades negativas” do que a geração de energia solar fotovoltaica, cinco vezes mais do que as turbinas eólicas e 155 vezes mais do que a energia geotérmica.
Os riscos climáticos das emissões de combustíveis fósseis podem custar a alguns países 19% de seu PIB até 2030: os países em desenvolvimento seriam os mais atingidos.
Que a combustão do carvão e do petróleo, ao longo de dois séculos, custou vidas, prejudicou a saúde humana e destruiu ecossistemas naturais, não é novidade. A poluição interna e externa, proveniente de concessionárias de energia, canos de escapamento e fornos domésticos é responsável por 4,7 milhões de mortes e a perda de 147 milhões de anos de vida saudável todos os anos.
Orientando a recuperação pós-Covid
A poluição mata três vezes mais pessoas do que a malária, a tuberculose e o HIV-Aids juntos. A surpresa está na escala dos custos econômicos.
O objetivo de pesquisas como essa é ajudar os governos nacionais e regionais a tomar decisões práticas e sustentáveis em um esforço conjunto para reviver a atividade econômica, mas ao mesmo tempo conter as mudanças climáticas.
“Nossas descobertas são oportunas e esperamos que ajudem a informar o projeto de Green New Deals ou pacotes de recuperação pós-pandêmica de Covid-19 em todo o mundo”, disse Jinsoo Kim, co-autor da Sussex e da Hanyang University na Coréia .
“Algumas das semelhanças mais importantes de muitos pacotes de estímulo foram resgates para as indústrias de combustível fóssil, automotiva e aeronáutica, mas uma recuperação global e nacional pode não ser sustentável se o verdadeiro custo dessas indústrias não for considerado.”
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