Foto – Divulgação
POR – ASSOCIAÇÃO CAATINGA / NEO MONDO
Os nomes de plantas e animais são a melhores interpretações da imponência natural da Caatinga, um bioma genuinamente brasileiro e o semiárido mais biodiverso do mundo. Xique-xique, mandacaru, caititu, veado-catingueiro, asa branca, soldadinho-do-araripe, arara-azul-de-lear… só em ouvir esses nomes podemos perceber a força que essa terra tem.
Hoje, dia 28 de abril, comemora-se o Dia nacional da Caatinga! A data foi escolhida em homenagem ao professor João Vasconcelos Sobrilho, um dos pioneiros em estudos ambientais no país. Além de homenagear o bioma, a data marca um ponto importante, conscientizar a sociedade sobre a importância da Caatinga para o equilíbrio ambiental, como também a importância do uso sustentável aliado à conservação para o desenvolvimento socioeconômico das regiões onde o bioma se apresenta.
Cerca de 932 espécies de vegetais, 178 de mamíferos, 590 de aves, 241 de peixes. Muitas delas são endêmicas, ou seja, só existem aqui. E algumas estão ameaçadas de extinção, como o nosso mascote e espécie guarda-chuva: o Tatu-bola (Tolypeutes tricinctus).
Um bioma de várias facetas
Entre uma das características peculiares da Caatinga está a perda das folhas pela maior parte das plantas, o que dá a ela um aspecto de paisagem morta. Mas essa é mais uma de suas artimanhas para evitar a perda de água por meio da transpiração. Já aquelas espécies que mantêm as folhas mesmo na seca aproveitam as horas quentes do dia para fechar seus estômatos, que são as estruturas responsáveis por esse processo.
São inúmeras as saídas encontradas pelas plantas, animais e pessoas para enfrentar as dificuldades do ambiente semiárido em que vivem. E é impossível pensar em conservação sem pensar em informação e educação. A Caatinga é o terceiro maior bioma brasileiro e o principal do Nordeste! É essencialmente nossa casa! Conheça! Preserve! Conserve!
Associação Caatinga comemora Dia da Caatinga com programação virtual
A Associação Caatinga realiza, nos dias 28 e 29, lives em homenagem à biodiversidade do bioma. O evento virtual é gratuito e será transmitido, às 16h em ambas as datas, pelo Youtube (https://youtu.be/gFdzeg3mPq4) da organização ambiental.
A ideia é sensibilizar o público sobre a extensa biodiversidade do bioma nordestino, em contrapartida ao estereótipo de secura e pobreza que está ligado à região. Daniel Fernandes, coordenador geral da Associação Caatinga, explica que o evento busca “demonstrar as riquezas e potencialidades da Caatinga, além de conscientizar a população acerca da importância da proteção e do desenvolvimento sustentável do bioma”.
Para abrir a programação, na quarta-feira, 28, a Associação Caatinga convida Marcelo Moro, professor do curso de Ciências Ambientais da Universidade Federal do Ceará(UFC). O educador irá falar sobre a diversidade de paisagens e biodiversidade da Caatinga. Em seguida, Rodrigo Castro, ex-coordenador da Associação Caatinga e atual gerente da Solidaridad Brasil, vai discutir sobre a importância da floresta no combate ao aquecimento global.
Já no segundo dia de evento, na quinta-feira, 29, o foco da programação é divulgar instituições que trabalham em prol da conservação da Caatinga. O primeiro convidado é Adriano Batista, diretor executivo da Agência de Desenvolvimento Econômico e Social (ADEL). O grupo já beneficiou mais de 20 mil pessoas através de ações que buscam desenvolver comunidades rurais a partir do protagonismo de jovens e agricultores. Para fechar o segundo dia de live, a convidada é Cássia Pascoal, engenheira agrônoma e coordenadora de projetos do Centro de Estudos do Trabalho e Assessoria ao Trabalhador (CETRA). “Nossa organização tem como principal objetivo contribuir para o bem viver no campo e na cidade através da agroecologia e da convivência com o semiárido”, resume Cássia. Os convidados terão uma média de 25 minutos para falar. Após cada apresentação, haverá um momento de perguntas e respostas para tirar as dúvidas do público presente.
Serviço:
Dia: 28/04 (quarta-feira), às 16h e 29/04 (quinta-feira), às 16h.
Onde: no Canal de Youtube da Associação Caatinga (https://youtu.be/gFdzeg3mPq4)
Duração aproximada de cada dia: 100 minutos
Contato para mais informações:[email protected]