Foto – Pixabay
POR – REDAÇÃO NEO MONDO
Empresa espera contribuir para o desenvolvimento do mercado de eletromobilidade e aumentar a demanda por fontes de energia limpas
Com o objetivo de ofertar mais uma solução de energia limpa, a Ledax espera contribuir ainda mais para que seus clientes atinjam as metas de ASG (ambiente, social e governança), além de auxiliar a Schneider, fabricante da linha de carregadores para veículos elétricos EVLink, no crescimento do mercado de eletromobilidade nacional.
De acordo com Rodrigo Travi, CEO da Ledax, o setor de eletromobilidade está em pleno desenvolvimento e tem sido apontado como uma das principais soluções para a redução das emissões de gases causadores do efeito estufa. ”Nossa expectativa é de que, em um futuro próximo, os carros elétricos se tornem o principal meio de locomoção. O custo para um carro elétrico se locomover é menor do que um carro à combustão, além de ter um impacto direto no meio ambiente, reduzindo muito a emissão de CO2”, explica.
Carros elétricos consomem energia elétrica para se locomover, diretamente de baterias carregadas da rede elétrica – não usam energia do petróleo ou diesel para converter energia. Com o crescimento da eletromobilidade, cresce também a demanda por energia elétrica no mundo. De acordo com um levantamento realizado pela Mckinsey Center of Future Mobility, a expectativa é de que o consumo de energia elétrica dobre até 2050, mesmo com a diminuição do consumo de energia total (que contabiliza combustíveis fósseis).
“Para se ter ideia, um supermercado que tem uma demanda de energia média de 100 a 150 kW, para instalar um carregador elétrico, terá que contratar em torno de 15% mais demanda. Este mesmo fenômeno ocorrerá em outros estabelecimentos comerciais e industriais. Isso vai exigir um controle de demanda de energia e a Ledax vai atuar, também, na parametrização desse controle. Além disso, esses veículos são extremamente eficientes energeticamente, uma vez que os veículos com motores elétricos utilizam três a quatro vezes menos energia para se locomover em comparação aos veículos com motores a combustão”, completa Rodrigo.
A partir dessa parceria, as empresas passarão a oferecer carregadores veiculares elétricos para o mercado corporativo, direcionados à shoppings centers, supermercados, indústrias, centros logísticos, postos de gasolinas e prédios tanto comerciais, como residenciais, abrangendo todos os tipos de instalações que tenham uso comum. Além disso, também serão disponibilizados carregadores de estrada utilizados para carga rápida de veículos.
“Ações de sustentabilidade e o compromisso com neutralidade de carbono são sempre prioridade em nossos novos projetos. Essa parceria é um grande exemplo disso”, explica Davi Lopes, diretor de distribuição e da divisão de Home & Distribution da Schneider Electric. Segundo o executivo, a linha EVlink possui o selo Green Premium, que fornece informações sobre todo o ciclo de vida ambiental do produto de forma a minimizar os impactos no meio ambiente. “Neste ano, a Schneider foi eleita a primeira no ranking das corporações mais sustentáveis do mundo pela Corporate Knights. Com isso, temos intensificado nossas metas sustentáveis. Até 2025, por exemplo, nosso objetivo é ser carbono zero e, até 2050, ser net-zero em toda a cadeia de suprimentos”, diz.
Com a parceria, a Schneider Electric espera conseguir mais capilaridade na entrega de carregadores EVLink e, desse modo, tornar mais fácil o acesso a esse tipo de produto já que estarão presentes em várias regiões do país.