Foto – Pixabay
POR – REDAÇÃO NEO MONDO
Em comemoração ao mês do meio ambiente, Uninter aborda assuntos sobre o nosso futuro comum, e conta com palestrantes de renome internacional
Como combater o Greenwashing e estimular práticas minimalistas para ajudar na preservação do planeta e as próximas gerações. Vamos precisar de mais água, mais alimentos e muito insumos para os quase 10 bilhões de humanos que habitarão o planeta até 2050.
Temas extremamente importantes como estes serão discutidos durante a 2ª Maratona de Sustentabilidade, promovida pelo Centro Universitário Internacional Uninter, no próximo dia 11 de junho.
Serão 12 horas de “lives”, transmitidas gratuitamente por meio do Facebook e YouTube oficiais da instituição. Com o tema central “O Nosso Futuro Comum”, o evento tem como pano de fundo o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho.
O evento tem como objetivo levar informação de qualidade e conscientização a estudantes, professores, profissionais e comunidade em geral sobre os riscos e agressões que nosso planeta vem sofrendo, além de instruções em como podemos contribuir para reverter tais situações.
“A população precisa tomar conhecimento desses temas, pois eles fazem parte e interferem diretamente em nosso cotidiano. Ao conhecê-los podemos mudar nossos hábitos, atitudes e, até mesmo, cobrar mudanças dos nossos gestores governamentais”, afirma o professor Rodrigo Silva, coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental da Uninter.
Os temas das palestras estão alinhados com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas a serem alcançados até 2030. Entre eles, a mudanças de comportamento para termos atitudes mais sustentáveis, relação entre humanos e a meio ambiente, saneamento básico e qualidade da água, igualdade de gênero, doenças emergentes, tráfico de animais silvestres, agroecologia e energia.
“Cada tema tem sua importância dentro dos 17 objetivos. A ideia é que o público entenda que Meio Ambiente e Sustentabilidade não se restringe apenas a questões ambientais, mas também passam por outras áreas que muitas vezes são ignoradas, como, por exemplo, questões sociais, econômicas, culturais e éticas”, reforça o coordenador.
Entre os convidados para o ciclo de debates estão: Eduardo Bessa, que compõe a diretoria do Painel Internacional de Mudanças no Comportamento da ONU; Dener Giovanini, cineasta e produtor premiado que coordena a Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres. O professor e especialista em Agroecologia da EMBRAPA de Aracaju/SE, Edmar Siqueira; a professora e pesquisadora atuante em gênero e sexualidade, Bettina Heerdt; a professora Adriana Ribeiro com sua visão em não apropriação sobre outro animal; e o YouTuber Pinho, que compartilha hábitos minimalistas para um consumo consciente.
A programação também contará com a presença de professores e coordenadores de cursos da graduação e pós-graduação de diferentes áreas e escolas da Uninter.
Para se inscrever gratuitamente, clique aqui.