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POR – REDAÇÃO NEO MONDO
Empresa já retirou 13 mil toneladas de plástico do meio ambiente e tem como principal objetivo gerar impacto positivo para toda a cadeia de produção e consumo
A Positiv.a acaba de assinar com a Sea Shepherd, trazendo na bagagem ações de sustentabilidade como a retirada de 13 mil toneladas de plástico, mais de 187 mil litros de produtos de limpeza biodegradáveis e mais de 714 kg de produtos feitos com redes de pescas retiradas de oceanos. A Sea Shepherd é uma das principais ONGs do mundo que defendem e conservam os oceanos e a vida marinha. A partir de agora, a Positiv.a, que cuida da casa e do corpo com produtos totalmente ecológicos, se compromete como “Empresa Amiga da Sea Shepherd” a fazer doações periódicas à ONG que está limpando os mares do mundo. De acordo com a organização, todos os anos mais de nove milhões de plásticos chegam ao oceano, matando 1 milhão de aves marinhas e mais de 100 mil animais marinhos.
A Positiv.a está no mercado para desenvolver produtos que não agridam ao meio ambiente, desde as embalagens até os próprios cosméticos ou materiais de limpeza, quando encontrados com a natureza não a prejudicam. Pelo contrário, a empresa auxilia até mesmo na retirada de materiais que poluem os oceanos, como é o caso das redes de pesca. Para isso, a marca também incentiva a economia verde local, junto com a artista plástica e ambientalista de Florianópolis, Nara Guichon, redes de pesca que estavam poluindo os oceanos são transformadas em esfregões ecológicos, produto ideal para limpeza pesada e que substitui produtos de plástico e com menor durabilidade, além de saquinhos ecológicos, que substituem as sacolas plásticas. Desde 2014, início da parceria entre artesã e startup, a Positiv.a já vendeu 714,81 kg de produtos feitos a partir da rede de pesca reutilizada e a Nara e sua equipe reusam em média 2 toneladas de rede de pesca ao ano.
“O cuidado com o oceano sempre esteve muito presente na Positiv.a: nossos frascos plásticos são feitos de material 100% reciclado e reciclável, coletado por cooperativas parceiras principalmente do litoral; também temos uma linha de produtos feitos com redes de pesca reutilizadas – material que muitas vezes não é descartado da forma adequada, e que ficaria por séculos poluindo o oceano e colocando em risco a vida marinha – e encontramos uma forma de transformá-lo em produtos como os saquinhos para compras a granel e o esfregão para limpeza pesada, prolongando a vida útil do material. Hoje, poder contribuir com a Sea Shepherd é para nós uma extensão ativa daquilo que fazemos por meio de nossos produtos e conteúdos”, explica Marcella Zambardino, Co-CEO da Positiv.a.
Fundada em 2016, a startup de Marcella conta com linhas de produtos de limpeza e uma de autocuidado, todos são feitos a base de ingredientes 100% vegetais, veganos, biodegradáveis e hipoalergênicos. Além disso, a marca conta com uma linha de óleos essenciais cultivados em agroflorestas e outra de óleos naturais e que fomentam a economia da comunidade Quilombola.
Essa é outra comunidade regional que a empresa firmou parceria para fomentar a economia verde e produzir insumo orgânico. Entre os itens da linha de autocuidado da marca estão os óleos de Gergelim e de Amêndoas vindos da Chapada dos Veadeiros. Eles são feitos pelo François Jacques Pochard. Desde 2007, ele produz nesta região óleos de gergelim e amêndoas. A produção ocorre a partir de uma parceria que o François tem com os produtores da comunidade Kalunga, a maior comunidade de remanescentes de quilombolas de todo o país. O povoado Kalunga planta e semeia as sementes que são transformadas nos óleos pelo François. A parceria ocorre com mais de 100 famílias que fornecem as matérias-primas vindas dessa região do cerrado.
“Nessa parceria com pequenos produtores, já fomentamos a agricultura familiar, gerando no ano passado uma renda de mais de R$ 398 mil reais para famílias que atuam na cadeia de produção”, detalha a Co-CEO da Positiv.a. A empresa, por meio dessa rede de fornecedores, deve impactar ainda mais o mercado após a parceria com a Sea Shepherd, já que para Marcella Zambardino a essência da marca está em encantar clientes pelo propósito. “Nós acreditamos que a mudança que queremos ver começa por cada um de nós e dentro de casa. Como consumidora, eu me via cada vez com mais dificuldade de comprar os produtos com agentes químicos tão nocivos. Foi aí que começamos a fazer os testes e desenvolver a linha de produtos que são naturais, ecológicos, e feitos com base nos princípios da economia circular e apoio à agricultura familiar”.