Foto – Depositphotos
POR – REDAÇÃO NEO MONDO
O programa Mães Sem Fome beneficiará mais de 5 mil mulheres chefes de família de comunidades carentes do país
Em 2020, 19 milhões de brasileiros passaram fome e mais da 50% dos domicílios no país enfrentaram insegurança alimentar. A pesquisa do Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, realizada pela Rede Penssan, mostra ainda que em 11,1% dos domicílios chefiados por mulheres existe fome.
Para ajudar no combate à fome, a L’Oréal Brasil criou o programa Mães Sem Fome, que está beneficiando mulheres chefes de família em comunidades do Complexo da Maré, Morro da Providência, Duque de Caxias, Nova Iguaçu e São Paulo, com 5 mil cestas básicas.
“Com o movimento Mães Sem Fome, estamos atuando para apoiar as mulheres de comunidades ao nosso redor na luta contra a fome. Em um contexto tão preocupante de precarização, devido a essa pandemia, é a nossa responsabilidade continuar a mobilização em prol de quem mais precisa” explica Maya Colombani, diretora de Sustentabilidade da L’Oréal Brasil.
Os alimentos serão distribuídos pelas ONGs Redes da Maré, Casa do Menor, Galpão Gamboa, SOS Providência e Zona Portuária, Projeto Luar, Projeto Gramachinho, Instituto Ide, Gol de Letra e Associação Betsaida. Além das cestas básicas, a L’Oréal contribuirá com 35 mil produtos de higienes e cuidados pessoais, como álcool gel, shampoos, condicionadores e cremes para pentear.
Aqueles que também quiserem se engajar em movimentos e campanhas similares poderão fazer doações por meio da campanha de financiamento coletivo Tem gente com Fome, da Coalizão Negra por Direitos, em parceria com diversas organizações da sociedade civil, e apoiada pelo Instituto Ethos. O projeto arrecada fundos para ações emergenciais de enfrentamento à fome, à miséria e à violência na pandemia de Covid-19.
O Instituto Ethos tem como missão mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de forma socialmente responsável, tornando-as parceiras na construção de uma sociedade sustentável e justa. Por isso, incentiva as empresas a se engajarem na luta contra a fome e em ações e campanhas como o programa Mães sem Fome.
“É cada vez mais necessário mobilizar e engajar esforços a fim de contribuir para combater a emergência da fome neste momento. As desigualdades cresceram assustadoramente e cada um de nós, sobretudo as empresas, tem responsabilidades e precisam apoiar o enfrentamento da miséria que se aprofunda no Brasil”, destaca Caio Magri, diretor-presidente do Instituto Ethos.
O Mães Sem Fome é uma continuação do plano de solidariedade da L’Oréal Brasil, iniciado em 2020, decorrente da pandemia. Na primeira onda de doações, mais de 3 mil cestas básicas foram distribuídas para famílias de comunidades carentes e mais de 800 mil unidades de álcool gel foram produzidos exclusivamente para a ação. A empresa chegou aos locais mais vulneráveis, beneficiando mais de 240 mil famílias em mais de 270 comunidades no Brasil, incluindo populações quilombolas e mais 143 mil indígenas. Além disso, profissionais de saúde em mais de 220 hospitais públicos e UPAs de diferentes estados brasileiros receberam as doações.