Foto – Pixabay
POR – REDAÇÃO NEO MONDO
Organização tem o intuito de unir, fortalecer e ampliar os esforços mundiais em defesa dos direitos humanos femininos
A Catho se oficializou como uma das signatárias dos Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs), estabelecidos pela ONU Mulheres e pelo Pacto Global na luta pela igualdade de gênero. O movimento da empresa vai ao encontro do objetivo “Um planeta 50-50 em 2030: um passo decisivo pela igualdade de gênero”, da ONU Mulheres, em apoio à Agenda 230 de Desenvolvimento Sustentável, adotada em 2015, pela Assembleia Geral das Nações Unidas.
“É uma honra fazer parte das empresas signatárias dos princípios da ONU Mulheres. A Catho se compromete a fazer a diferença para a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres no local de trabalho, no mercado e na comunidade. Isso só reforça a nossa preocupação com a equidade de gêneros dentro da empresa. Recentemente a Catho também foi considerada uma das melhores empresas para mulheres trabalharem de acordo com a GPTW Mulher 2021”, declara Regina Botter, CGO Candidates da Catho.
A Catho já realizava ações internas e externas com esse propósito, mesmo antes de se tornar signatária. O movimento “Essa Cadeira É Minha” foi implantado com o intuito de acender o debate sobre a equidade de gênero. A ação se posiciona em favor das mulheres e busca promover o diálogo em relação ao assunto. Segundo pesquisa realizada pela Catho, mesmo com mais qualificação profissional, não há equidade salarial em todos os graus de formação avaliados.
Foto – Divulgação
Dentro desse movimento, a companhia já realizou várias ações, como a ferramenta “Vagas Femininas”, uma extensão no navegador Google Chrome que adapta a descrição de cargos profissionais do masculino para o feminino, a campanha “Dia da Chefe”, para as redes sociais a fim de chamar a atenção para outra problemática trazida pela desigualdade de gênero no mercado de trabalho: o tratamento dado às mulheres que ocupam cargos de liderança e “Essa Cadeira é Minha Tech” com foco na inserção de mulheres em tecnologia com a missão de impulsionar o protagonismo feminino na TI, através de capacitação, mentoria e empregabilidade.
Além disso, a empresa que conta com 66% do quadro de colaboradores formado por mulheres, foi reconhecida no prêmio GPTW Mulher 2021, realizado pela consultoria Great Place to Work (GPTW), que tem como objetivo reconhecer as organizações que disponibilizam as melhores práticas do mercado no incentivo à liderança e carreira femininas.
Conheça os sete princípios dos quais a Catho agora é signatária:
- Estabelecer liderança corporativa sensível à igualdade de gênero, no mais alto nível;
- Tratar todas as mulheres e homens de forma justa no trabalho, respeitando e apoiando os direitos humanos e a não-discriminação;
- Garantir a saúde, segurança e bem-estar de todas as mulheres e homens que trabalham na empresa;
- Promover educação, capacitação e desenvolvimento profissional para as mulheres;
- Apoiar empreendedorismo de mulheres e promover políticas de empoderamento das mulheres através das cadeias de suprimentos e marketing;
- Promover a igualdade de gênero através de iniciativas voltadas à comunidade e ao ativismo social;
- Medir, documentar e publicar os progressos da empresa na promoção da igualdade de gênero.
A ONU Mulheres foi criada em 2010 com a missão de unir, fortalecer e ampliar os esforços mundiais em defesa dos direitos humanos das mulheres. Segue o legado de duas décadas do Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (UNIFEM) em defesa dos direitos humanos das mulheres, especialmente pelo apoio a articulações e movimento de mulheres e feministas, entre elas mulheres negras, indígenas, jovens, trabalhadoras domésticas e trabalhadoras rurais.