Foto – Divulgação
POR – REDAÇÃO NEO MONDO
Iniciativa desenvolvida pela Sicredi Norte Sul PR/SP coleta o material que confeccionado por costureiras da comunidade vai para doação
Com o objetivo de reaproveitar uniformes antigos utilizados por colaboradores, a Sicredi Norte Sul PR/SP lançou o “Projeto Ponto a Ponto”, que viabiliza a coleta e transforma camisas e camisetas que já não são mais usadas em peças de roupas infantis, bonecas de pano e artigos de tecido para bebês.
Para a realização do projeto a área de gestão de pessoas da Sicredi Norte Sul PR/SP solicitou que os mais de 300 colaboradores das 22 agências e da sede administrativa enviassem os uniformes antigos para a cooperativa. Dessa maneira, foram realizadas triagem e separação do material, depois foi enviado para costureiras da comunidade que produziram as bonecas e roupas infantis.
A gerente de Gestão de Pessoas da Sicredi Norte Sul PR/SP, Veridiana de Moraes Patrial Burani, o Projeto Ponto a Ponto está baseado em pilares bem conectados com o cooperativismo de crédito: sustentabilidade, desenvolvimento da comunidade local e ciclo virtuoso: “Com a iniciativa, temos uma maneira correta de realizar o descarte de uniformes. Fizemos questão de que todas as peças fossem feitas por costureiras da comunidade, e tudo que for produzido será doado para crianças dos municípios de nossa área de atuação”, explica.
A ideia é que o projeto seja contínuo e realizado todos os anos à medida em que as camisas dos colaboradores da cooperativa forem renovadas. Mais de duas mil peças de roupas já foram arrecadadas e transformadas. As primeiras entregas aconteceram nos municípios de Santo Antônio da Platina, no interior do Paraná, e em Chavantes, no interior paulista.
“É uma alegria imensa estar realizando a entrega do Projeto Ponto a Ponto para nossas comunidades. Essa é mais uma maneira de retribuirmos a confiança depositada em nossa cooperativa. Nosso desejo é que essa iniciativa ganhe cada vez mais força e sirva de inspiração também para outras instituições e empresas”, comenta o diretor executivo da Sicredi Norte Sul, Antônio Carlos Daineze.
De acordo com o programa da ONU para o meio ambiente, movimenta US$ 2,5 trilhões e é o segundo setor que mais consome água no mundo, além disso, gera 20% das águas residuais globais e é responsável por cerca de 8,1% dos gases de efeito estufa produzidos anualmente.