Foto – Pixabay
POR – AGÊNCIA CONVERSION, PARA NEO MONDO
O hidrogel tem sido um importante aliado em tempos de estiagem e economia de recursos
O clima mundial está completamente alterado, e a agricultura já sente o reflexo das mudanças climáticas. Secas e inundações inesperadas colocam a natureza em vulnerabilidade e prejudicam a produção, que recorre à tecnologia para tentar contornar os efeitos de tempos imprevisíveis.
Em paralelo a isso, é importante também pensar em soluções mais sustentáveis, que economizem recursos, não castiguem ainda mais a natureza e garantam um resultado financeiro satisfatório. É neste cenário que o hidrogel volta a ser utilizado na agricultura, como uma solução eficaz para reduzir o consumo de água e manter a planta saudável em tempos de seca.
Importante aliada
A tecnologia de utilizar o hidrogel nas plantações foi batizada de polímero hidrorretentor, e tem se mostrado uma importante aliada em tempos de estiagem em plantações de café. A substância é um pó branco, que, misturado à água, se transforma em um gel, que pode ser colocado nas mudas das plantas para servir como reserva de água.
Plantas mais saudáveis
Uma pesquisa da Universidade Federal de Lavras (Ufla-MG) constatou que o hidrogel ajuda a reter a água nos cafezais, e por isso pode ser uma solução para manter a planta saudável em períodos de estiagem. O estudo também mostrou que as raízes que receberam o gel cresceram cerca de 40% a mais que as outras, porque o gel também melhora a qualidade do solo, pois ajuda a manter o substrato.
Nova formulação
O grande benefício do hidrogel é liberar a água aos poucos para a planta se manter sempre hidratada. Mas atualmente foi desenvolvida pela Embrapa Hortaliças (DF), em parceria com a Embrapa Instrumentação (SP), uma nova fórmula que torna o produto ainda melhor, o hidrogel nanocompósito. A nova versão possui uma nanotecnologia capaz de reduzir a utilização de água em cerca de 12% na produção de mudas de hortaliças, além de antecipar o ciclo de produção da hortaliça em até três dias. Tudo isso graças a um sistema de liberação controlada de ureia, que estimula a aceleração do crescimento de folhas e raízes.
Economia
Com o hidrogel, é possível economizar água na irrigação, pois otimiza seu uso e libera em quantidades pequenas para a planta, sem desperdício. O produto consegue reter a água sem comprometer a estrutura da planta, mantendo-a saudável. O resultado é a economia de substrato, que consegue atingir a umidade ideal com menor percentual de irrigação. Com a retenção de água, o gel mantém os nutrientes por mais tempo na planta, o que possibilita a ela se desenvolver mais rápido do que as outras, com menos gastos.
Grandes mudanças não são tão difíceis como muitas vezes imaginamos. Quem diria que uma solução tão simples poderia ser tão significativa para o meio ambiente? A pesquisa é muito importante para que pequenos e grandes problemas sejam solucionados e possamos contornar questões ambientais e sociais com criatividade. Por falar em pesquisa, estão abertas 49 vagas para o concurso IFCE, uma oportunidade para ingressar em uma instituição que é referência em ciência e tecnologia em todo o Brasil.