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POR – AGÊNCIA CONVERSION, PARA NEO MONDO
Clean beauty é tendência mundial, e inovações tecnológicas contribuem para mudanças positivas no setor
Um relatório da Mintel, de 2020, mostrou que, entre 2016 e 2019, as buscas e citações do termo #cleanbeauty cresceram 623% nos Estados Unidos. Seguindo a tendência mundial de uma beleza e moda mais limpas, diversas marcas têm investido em inovações que as auxiliem a oferecer produtos mais limpos, sustentáveis e com menor impacto ambiental.
Dessa forma, novas marcas também têm surgido com a proposta de trazer tecnologia unida à beleza. A busca por ingredientes veganos ou limpos impulsiona descobertas de compostos novos e tecnologias para transformá-los em tão eficazes quanto – ou mais – os componentes tradicionais utilizados em cosméticos.
Os desafios nessa empreitada vão além da lista de ingredientes no rótulo do produto. Lixo, gasto energético e impacto socioambiental são todas características importantes na produção de um cosmético limpo. E por isso entra também o investimento em tecnologias para energia renovável e redução do volume de lixo.
Novas tecnologias estão sendo usadas, inclusive para extrair subprodutos utilizados no mercado da beleza de maneira limpa. São processos sem refinamento, com baixa emissão de CO2 e sem resíduos tóxicos para o meio ambiente.
O investimento em inovações cresce impulsionado pelos padrões exigidos pelos consumidores, cada vez mais conscientes sobre a origem e o manuseio do que compram. Um estudo de 2019 da Nielsen mostrou que 43% dos consumidores hoje em dia se preocupam com os danos causados ao meio ambiente, e inclusive mudam seus hábitos de compra baseados nesse fator.
Impulso para a mudança
Para as empresas, essa mudança ativa no comportamento de consumo é motor para o investimento em pesquisa e tecnologia. Se há alguns anos a preocupação ainda era baixa e o impacto social positivo era um diferencial apresentado por algumas marcas da categoria, hoje esses são pontos quase essenciais para determinar a venda e imagem da companhia. Compostos tóxicos hoje são cada vez mais conhecidos, e muitos consumidores já buscam por selos nos cosméticos que compram indicando se são livres de parabenos, petrolatos, veganos, orgânicos, etc.
E não são só as marcas de cosméticos que entraram na onda da beleza limpa. Agora, procedimentos estéticos com maior tecnologia, como depilação a laser na virilha, são muito mais buscados e oferecem uma opção com máquinas sem poluentes, em oposição às ceras de depilação, por exemplo, que possuem petrolatos e causam volume de lixo muito superior ao de uma sessão a laser.
Cada vez mais setores da beleza são afetados por essa tendência, e cabe às marcas se preparar para o futuro ”clean” do setor.
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