Imagem – Divulgação
POR – REDAÇÃO NEO MONDO
Premiação é a maior e mais tradicional do mundo para inovadores sociais e terceiro setor
O MapBiomas é uma das seis iniciativas em todo o mundo que receberá o Prêmio Skoll 2022 de Inovação Social. A premiação é a maior do terceiro setor no mundo e vem acompanhada de uma doação de US$ 2,2 milhões para fortalecer o projeto ao longo de três anos. O anúncio foi feito nesta segunda (4/4) e a entrega acontece em cerimônia virtual na quarta-feira (6/4). As inscrições para acompanhar o evento podem ser feitas aqui.
A cada ano são selecionados três inovadores sociais cujo trabalho contribui para atacar as raízes das causas dos problemas sociais e ambientais com soluções escaláveis e transformacionais. Em 2021 não houve premiação devido à pandemia de COVID 19. Por isso, este ano foram selecionados seis inovadores sociais.
O MapBiomas foi selecionado pelo impacto que pode ser obtido pelos dados que gera com o uso revolucionário da tecnologia para mapear o uso do solo. Os dados tem sido utilizados no combate ao desmatamento e queimadas, que são as principais causas das emissões brasileiras de carbono, na proteção de unidades de conservação e Terras Indígenas, no monitoramento dos recursos hídricos, planejamento do uso sustentável das propriedades rurais, monitoramento de vetores de doenças tropicais entre outras aplicações. Outro fator que pesou para o reconhecimento é o formato inovador do MapBiomas, que opera através de rede colaborativa multi-institucional para produção de conhecimento.
“Este prêmio é um reconhecimento da contribuição da Rede MapBiomas para a promoção da conservação e uso sustentável dos recursos naturais não só no Brasil, como também nos outros países da América do Sul e na Indonésia”, afirma Tasso Azevedo, coordenador do MapBiomas. “Nós buscamos no MapBiomas produzir informações de qualidade sobre como usamos a terra para orientar as decisões de governos, empresas, organizações da sociedade civil e indivíduos de forma que cada um de nós possa deixar o mundo melhor do que encontramos para a próxima geração”.
O valor do prêmio será aplicado na expansão do Projeto MapBiomas para além das áreas de atuação atuais na América do Sul e Indonésia e na ampliação dos temas de monitoramento, como degradação, superfície de água, cicatrizes de fogo e regeneração.
Além do MapBiomas, a edição 2022 do Prêmio Skoll também elegeu outra organização brasileira, o Nossas. Anteriormente, apenas três organizações brasileiras haviam sido premiadas: Comitê para Democratização da Informática (2005), Instituto Dara (2006) e o Imazon (2010).