Imagem – Divulgação
POR – REDAÇÃO NEO MONDO
Programação reforça importância da sustentabilidade ambiental com espetáculos divertidos e foco no público infantil
Um projeto cultural diferente está chegando às cidades de Paulínia e Itatiba, no interior do estado de São Paulo.
Em uma estrutura especial, montada a partir de uma carroceria de caminhão que se transforma em arena coberta, companhias de teatro vão apresentar espetáculos que misturam folclore, diversão, música, entretenimento e conscientização sobre sustentabilidade para a criançada.
No Planeta Rhodia, é tudo gratuito e aberto ao público. Desenvolvido pela Magma Cultura, com apoio da Rhodia, empresa do Grupo Solvay, o projeto faz parte do Cine Teatro Solar e é realizado pelo Ministério do Turismo, através da Lei de Incentivo à Cultura, do Governo Federal.
Programação gratuita – A programação em Paulínia (SP) começa no dia 8 de abril e segue até o dia 10. Na cidade, na estrutura montada em frente à Câmara Municipal, serão realizadas oito apresentações teatrais, uma sessão noturna de cinema, duas oficinas de reciclagem e uma palestra de conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente.
O primeiro dia será destinado aos estudantes de escolas públicas locais. Os outros dois dias de sessões serão abertos ao público em geral da cidade.
Na semana seguinte, de 12 a 14 de abril, o Planeta Rhodia será montado na cidade de Itatiba, no Parque da Juventude, com a mesma programação, atendendo prioritariamente estudantes de escolas do ensino público local, além de atividades abertas à população local em geral.
Duas companhias foram especialmente selecionadas para a atração. A Trip Teatro vai encenar O Gigante. O texto usa elementos da cultura brasileira para mostrar as aventuras nas quais se envolve o personagem enorme e engraçado que se dedica a cuidar da água dos rios e mares.
Já a Cia Circo Fool apresenta Circo Reciclado. Um grupo de mascates usa sucata para apresentar um espetáculo interativo, com malabarismos e a irreverência dos palhaços.
As apresentações teatrais, as palestras, as sessões de cinema e as oficinas de reciclagem ocorrem em uma arena com capacidade para até 250 pessoas sentadas.
O ambiente é aberto e o público deverá seguir protocolos de saúde, com distanciamento entre as cadeiras, e cumprimento de outras determinações previstas por cada cidade.
“Além de democratizar o acesso à cultura, levando espetáculos de qualidade até perto público, o projeto usa a magia do teatro para despertar entre as crianças, maioria da plateia, o interesse pela sustentabilidade”, diz o produtor cultural Jefferson Bevilacqua, da Magma Cultura.
“O apoio da Rhodia a este projeto está em linha com os propósitos da empresa de desenvolver suas atividades de modo sustentável e que contribuem para o crescimento das comunidades onde tem atuação industrial e comercial”, diz Luciane Nogueira, Gerente de Comunicação Corporativa da Solvay na América Latina.