Projeto Meros do Brasil – Foto: Athila Bertoncini
POR – REDAÇÃO NEO MONDO
Série com seis episódios traz conversas especiais para apresentar histórias de personagens ligadas à Baía de Guanabara e aos projetos socioambientais REDAGUA
A partir de 11 de abril, entra no ar pelas plataformas digitais do Projeto Meros do Brasil e pelas plataformas de streaming Spotify, Deezer, Apple e Google Podcasts a série de podcasts “Águas da Guanabara” com a participação dos quatro projetos que compõem a REDAGUA – Rede de Conservação Águas da Guanabara: Coral Vivo, Guapiaçu, Meros do Brasil e UÇÁ.
Semanalmente, sempre às segundas, um novo episódio traz personagens cujas histórias se misturam à Baía de Guanabara e suas águas. De forma leve e descontraída serão compartilhadas as experiências transformadoras de personagens que se tornaram aliados da conservação inspirando e inspirados pelos projetos da REDAGUA, patrocinados pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental.
O primeiro episódio apresenta a REDAGUA e traz um apanhado do que será apresentado na série. No segundo episódio, o Meros do Brasil realiza uma entrevista com Jaime da Silva, premiado pescador subaquático que pescou muito mero no passado e acabou se tornando um amigo e protetor da espécie Epinephelus itajara.
O terceiro episódio do podcast “Águas da Guanabara” apresenta o pescador e catador de caranguejo, Alaildo Malafaia, do projeto Uçá, para falar sobre a importância de compartilhar saberes e valorizar o conhecimento da comunidade local. Em seguida, o projeto Guapiaçu fala sobre a cadeia da restauração ecológica, com Maurício da Conceição Nogueira, viveirista e coletor de sementes, irá contar um pouco da sua trajetória de ex-caçador a restaurador de ecossistemas, e da mudança que a Reserva Ecológica de Guapiaçu, e o projeto homônimo, proporcionaram na sua vida e na comunidade local.
Finalizando a lista de projetos, o Coral Vivo apresenta sua fundadora, a Dra. Débora Pires, para uma conversa sobre como a Baía de Guanabara e seus exuberantes arredores despertaram o interesse da bióloga pela ciência marinha e pela conservação ambiental, e sobre o resultado de mais de 40 anos de trabalho com os recifes de coral.
No último episódio, Amanda Borges, Consultora da Gerência de Reflorestamento e Projetos Ambientais da equipe Petrobras, fala sobre a sinergia da empresa com as ações de conservação e educação ambiental dos projetos da Rede. No bate-papo, os ouvintes ficam sabendo um pouco mais sobre como a empresa atua junto à BG e aos projetos REDAGUA.
A série de podcasts sobre a REDAGUA estará disponível gratuitamente via SoundCloud, Spotify, Deezer, Apple e Google Podcasts do Meros do Brasil. Para escutar basta procurar “Águas da Guanabara” em qualquer uma das plataformas.