O Instituto Inhotim é um mix de museu de arte contemporânea e jardim botânico. Um espaço dedicado à preservação da arte e também de espécies naturais de todo o mundo – Foto: Euler Júnior/EM
Por – BMA InspirAção, para Neo Mondo
Com a doação de milhares de horas de trabalho pro bono a cada ano, o BMA apoia diversos projetos voltados à educação, à cultura e ao empreendedorismo, reafirmando seu compromisso com a sociedade brasileira. Em 2022, o escritório auxiliou o Instituto Inhotim no desenho de sua nova governança
O BMA InspirAção é um programa permanente do escritório que busca apoiar entidades e projetos de fomento à educação, à cultura e ao empreendedorismo com impacto social. De 2019 para cá, mais de 9 mil horas de advocacia pro bono foram dedicadas pelos nossos advogados aos projetos parceiros. Os parceiros do BMA InspirAção, que hoje são mais de 30, são entidades com real potencial transformador social, entre as quais se destacam orquestras, museus e institutos voltados à inclusão social, como a Gastromotiva, a Rede Mulher Empreendedora e a Luta Pela Paz, entre outras.
Em 2022, o Instituto Inhotim, sede de um dos mais relevantes acervos de arte moderna e contemporânea brasileira – considerado o maior museu a céu aberto do mundo –, localizado em Brumadinho, Minas Gerais, tornou-se parceiro do BMA InspirAção. Juntos, BMA e Inhotim se dedicaram a construir um novo capítulo da história da instituição. Além do fato de toda a coleção de arte de Bernardo Paz, fundador do instituto, ser definitivamente transferida para o acervo do Inhotim, uma reformulação em sua governança foi instituída, de modo que se pudesse garantir a sustentabilidade e a perenidade do museu, além da representatividade da sociedade civil na diretoria e da democratização do acesso às atividades desenvolvidas em seu interior.
O projeto, chamado Inhotim de Todos e Para Todos, objetiva reafirmar a função social e o caráter público que a instituição busca imprimir em suas atividades culturais. Trata-se de um processo em construção, cuja essência é tornar a arte um elemento verdadeiramente presente na vida dos brasileiros, sobretudo tendo em vista a restrição imposta ao acesso às coleções de arte moderna e contemporânea, cuja tendência à institucionalização representa um real avanço rumo à democracia cultural como ferramenta de transformação social. O acervo do Instituto Inhotim conta com obras raras de artistas nacionais e internacionais, como Lygia Pape, Tunga, Rosana Paulino e Do-Ho Suh, para citar alguns.
A preocupação com a boa governança, expressão que ganhou espaço definitivo em todas as dimensões das esferas pública e privada da economia, está relacionada ao melhor emprego de recursos e à geração de resultados positivos para a sociedade. No projeto Inhotim, a boa governança se traduz em mais programação pública, colaboração interinstitucional, integração entre cultura e meio ambiente, inserção na comunidade local e ampliação da participação da sociedade civil na vida do museu. O BMA InspirAção, por meio da doação de mais de 359 horas de trabalho de 27 advogados, foi peça essencial no desenho e na implementação da nova governança do instituto, que, além de modernizar seu modelo de gestão, com a formação de um novo conselho deliberativo, se concentrou em sua sustentabilidade financeira. Tudo com vistas à perenidade do maior museu a céu aberto do mundo, cujo impacto social só cresce a cada ano, elevando o Brasil a um importante patamar no que diz respeito ao acesso à arte e à cultura.