Imagem – iStock
POR – REDAÇÃO NEO MONDO
Escolher um vestuário durável, de matéria-prima certificada e rastreada, produzido por empresas responsáveis, é uma das bases para um hábito mais sustentável
Esta é uma fase importante na virada do planeta para uma vida mais sustentável: hoje, temos à mão mais opções de marcas e produtos que, de verdade, se preocupam com seu impacto no planeta e nos ajudam a consumir de uma maneira mais respeitosa com o meio ambiente. O acesso à informação também ajuda nesta tarefa: podemos verificar se o produto que temos diante de nós vem de fornecedores responsáveis, qual seu trajeto até chegar à venda e até mesmo o histórico dos envolvidos nesse processo. Tudo para que nossas escolhas sejam cada vez mais assertivas.
Entre os produtos que vêm ganhando espaço no mercado dos sustentáveis estão os calçados. Em meio a centenas de opções que utilizam plástico e derivados de petróleo, couro sem certificação e outros materiais danosos ao meio ambiente, algumas startups tomaram a dianteira e se lançaram no desafio de calçar os pés da nossa geração de uma maneira consciente e durável, sem deixar de lado o estilo.
A DNVB Yuool é uma é uma dessas marcas que, de fato, nasceu com o comportamento e modelo de negócio para construir um futuro mais verde. A startup de calçados usa matérias-primas sustentáveis como o algodão orgânico e a garrafa pet reciclada e rastreada em seus modelos Yuool Fit e no novo Home 2.0, que acaba de ser lançado. Além disso, a lã Merino, utilizada no Yuool Tênis e Home tradicional, possui o Nativa Precious Fiber, certificado mundial para produtores de lã que se baseia nos pilares de rastreabilidade, sustentabilidade, bem-estar animal e responsabilidade social corporativa, o que significa que todos os fornecedores podem ser rastreados e mapeados em relação às suas práticas.
“Tudo o que é usado na confecção dos nossos calçados que não será mais aproveitado internamente é coletado por uma empresa parceira especializada, que vai à fábrica mensalmente recolher os resíduos e levar a um centro de reciclagem. Além disso, a Yuool acredita na importância do uso de materiais sustentáveis não apenas nos produtos, mas também na forma que eles são entregues aos consumidores. Nos preocupamos com o processo até o fim”, afirma Eduardo Rocha, sócio-executivo da startup.
Assim, além dos calçados em si, as caixas e folhetos dos pedidos também são feitos de material reciclado. O molde que acompanha os calçados foi desenvolvido por meio de bagaço de cana de açúcar, projetado de uma maneira que gera menos resíduos. E o próprio modelo de negócio da marca preza pela fabricação de produtos atemporais e duráveis, evitando descartes e o consumo excessivo. Outro detalhe é que os produtos podem ir na máquina de lavar, sem sofrer nenhum dano por isso, o que faz com que a durabilidade, atrelada à qualidade dos materiais, seja muito maior – uma forma de evitar um ciclo curto de vida e, consequentemente, o consumo em excesso. O planeta agradece.